Receitas

Comida de navio

Da redação da Menu

Cruzeiros estão cada vez mais na moda, e uma das partes mais importantes de uma temporada em alto-mar é, claro, a comida. Navios luxuosos geralmente têm inúmeras opções apetitosas para oferecer, e o sofisticado Allure of The Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo, não foge à regra.

Na Menu deste mês, nosso colaborador Juca Rodrigues descreve uma viagem neste navio, e fala sobre os inúmeros (e saborosos) restaurantes disponíveis a bordo. Entre eles, há o 150 Central Park, que oferece pratos criados pela chef Maureen “Molly” Brandt, como sopa de camembert e cerveja lager, e salmão em crosta de raiz-forte com molho de mostarda. Aprenda a preparar estas delícias criadas por Molly Brandt e servidas em alto-mar:

salmão em crosta de raiz-forte com molho de mostarda

6 medalhões de salmão (120 g cada)

1/4 de xícara (chá) de panko (farinha grossa japonesa)

2 colheres (sopa) de raiz-forte fresca ralada

2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon

óleo vegetal quanto baste

dill fresco picado a gosto

sal e pimenta-branca a gosto

pepino com dill

1 maço de dill picado finamente

30 ml de suco de limão

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de açúcar cristal

1 colher (chá) de azeite extravirgem

1 pepino descascado e cortado em tirinhas

molho de mostarda

1/4 de xícara (chá) de mostarda de Dijon

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de champanhe

purê de pastinaca

2 pastinacas em cubos, sem casca

1,8 litro de água ou caldo de legumes

1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de raiz-forte fresca ralada

sal e pimenta-branca a gosto

pepino coloque todos os ingredientes, menos o pepino, numa tigela de inox ou de vidro e misture bem. Adicione então o pepino, cubra a tigela e deixe descansar na geladeira por 2 horas.

molho de mostarda misture todos os ingredientes em uma tigela de inox ou de vidro. Cubra e leve à geladeira até a hora de usar.

purê de pastinaca coloque as pastinacas em uma panela com água fria temperada com sal ou com caldo de legumes. Deixe ferver, em fogo alto, e cozinhe por cerca de 15 minutos, até que as pastinacas sejam facilmente furadas com a ponta de uma faca. Escorra os legumes e transfira-os para um processador. Bata as pastinacas até obter uma pasta cremosa. Adicione o creme de leite, a manteiga e a raiz-forte. Tempere com sal e pimenta e bata mais algumas vezes, para incorporar os ingredientes. Reserve e mantenha aquecido.

salmão preaqueça o forno médio, a 190ºC. Coloque a farinha panko, a raiz-forte, o sal e a pimenta em um processador e bata até obter uma mistura macia. Seque o salmão com papel-absorvente e unte cada medalhão com a mostarda de Dijon. Passe os pedaços de peixe na mistura de farinha, sacudindo-os em seguida para remover o excesso. Distribua os medalhões numa assadeira untada com óleo e asse-os por 6 a 7 minutos no forno preaquecido. Se desejar, deixe mais alguns minutos no forno, até atingir o cozimento desejado. Reserve. Aqueça uma pequena quantidade de óleo em uma panela pequena. Adicione o dill no óleo quente e frite-o por 5 segundos. Escorra o dill do óleo e reserve-o sobre papel-absorvente.

para servir coloque 1 colher (sopa) do purê de pastinaca no centro de um prato aquecido. Disponha sobre ele 1 medalhão de salmão. Cubra-o com um pouco do pepino com dill, salpique tudo com o molho de mostarda e finalize com o dill frito.

dica do chef a pastinaca é um legume de aparência semelhante à cenoura, porém com uma cor esbranquiçada. É muito comum na Europa. Se não encontrar pastinaca, substitua por purê de batata.

rendimento 6 porções
preparo 1h20 (+ 2 horas de descanso)
execução moderada

*

sopa de camembert e cerveja lager

2 alhos-porós fatiados

2 pastinacas picadas, sem casca

1 xícara (chá) de aipo-rábano picado, sem casca

1 dente de alho amassado

1 folha de louro

56 g de manteiga sem sal

2 xícaras (chá) de leite integral

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

340 ml de cerveja tipo lager

1 colher (sopa) de molho inglês (worcestershire)

1 colher (chá) de mostarda em pó

450 g de queijo camembert em cubos, sem casca

1/2 xícara (chá) de bacon frito em cubinhos

minibrotos de agrião quanto baste para decorar

sal a gosto

sopa de camembert salteie na manteiga, em fogo médio, o alho-poró, a pastinaca, o aipo-rábano, o alho e a folha de louro, até ficarem macios. Não deixe caramelizar nem dourar. Adicione o leite, o caldo de legumes, o creme de leite e a cerveja, mexendo constantemente. Deixe cozinhar, em fogo médio, até que os vegetais estejam bem cozidos. Adicione o molho inglês e a mostarda. Tempere a sopa com sal e retire a folha de louro. Bata a mistura no liquidificador até ficar cremosa. Passe a sopa por um chinois ou por uma peneira fina e leve-a ao fogo baixo. Acrescente o queijo aos poucos, mexendo sempre, até derreter todo o camembert, mas sem deixar ferver.

para servir distribua a sopa em tigelinhas ou pratos fundos e decore-a com os cubinhos de bacon frito e os minibrotos de agrião. Sirva em seguida.

dica do chef se a sopa estiver muito grossa, ajuste a consistência adicionando mais caldo de legumes

rendimento 6 porções
preparo 1h20
execução
fácil

*

Estas receitas foram originalmente publicadas no livro Carte du jour – the restaurants of Royal Caribbean International, distribuído pela companhia Royal Caribbean, proprietária do Allure of The Seas, para os hóspedes de seus navios.