Receitas

Fava na salada

Da redação da Menu

A degustação de 13 favas e feijões realizada na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, rendeu uma deliciosa reportagem publicada edição de março da Menu. O chef Ivan Achcar, o anfitrião da casa, também ensinou o preparo de alguns pratos com os grãos provados. Confira, com exclusividade para o blog, a receita de salada de fava rajada vermelha. E boa cozinha!

salada de fava rajada vermelha

500 g de fava rajada vermelha

100 g de bacon em brunoise, frito e crocante

150 g de cebola em brunoise

20 g de alho em brunoise

50 ml de azeite de oliva extravirgem

3 limões (suco)

1 folha de louro

pimenta dedo-de-moça em brunoise a gosto

salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto

água quanto baste

sal a gosto

salada de fava deixe a fava de molho em água por 6 horas. Após esse período, descarte a água do molho e transfira a fava para uma panela. Cubra-a com água, acrescente o louro e tempere com sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até a fava ficar macia, porém sem estourar a casca. Escorra, descarte a água e reserve a fava. Depois de fria, misture os grãos com o bacon, a cebola e o alho numa saladeira. Tempere com o azeite, o suco de limão, as ervas, a pimenta e o sal. Deixe na geladeira até a hora de servir.

para servir distribua a salada em pratos e sirva-a em seguida. É o acompanhamento perfeito para peixes escalfados, bacalhau, polvo ou grelhados simples.

dica do chef para uma versão diferente, substitua a dedo-de-moça por pimenta-de-cheiro, que combina muito bem com este tipo de grão.

rendimento 15 porções

preparo 2 horas (+ 6 horas de pré-preparo)

execução fácil