Receitas

Sabores peculiares do Chile

Da redaçao da Menu

A edição de maio da revista Menu traz uma reportagem sobre os novos passos da gastronomia chilena, onde jovens chefs abusam de receitas e ingredientes tradicionais para criar pratos com nova roupagem.

Com exclusividade para o blog, conheça o preparo do brownie de abóbora com sorvete de castanhas e calda de chancaca, um tipo de rapadura local, dos chefs Sebastián García e Stephanie Jorquera Carrasco, do restaurante Agridulce, na cidade de Valdívia.

brownie morno de abóbora com calda de chancaca e sorvete de castanhas

por Sebastián García e Stephanie Jorquera Carrasco, do Agridulce

1 xícara (chá) de abóbora cabochã ralada

76 g de chocolate para cobertura ralado

2 ovos

76 g de manteiga en pommade

1/3 de xícara (chá) de nozes picadas

1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

1/4 de xícara (chá) de açúcar

manteiga quanto baste para untar

creme inglês

1/2 litro de leite

5 gemas de ovos

100 g de açúcar

sorvete de castanhas

1/2 litro de creme inglês

200 g de castanhas portuguesas em calda (marrom glacê)

calda de chancaca

200 g de chancaca

300 ml de água

1 colher (sobremesa) de amido de milho

raspas de laranja a gosto

cravo e canela a gosto

brownie preaqueça o forno médio a 180ºC. Bata os ovos e o açúcar em uma tigela até espumar. Reserve. Misture a abóbora com a manteiga, junte a farinha e misture bem. Adicione os ovos batidos e mexa novamente. Junte o chocolate e as nozes e incorpore-os à mistura. Distribua a massa em uma forma média untada com manteiga e asse por 30 minutos no forno preaquecido.

creme inglês ferva o leite e o açúcar, desligue o fogo e junte as gemas. Volte ao fogo baixo e cozinhe até engrossar ligeiramente.

sorvete pique as castanhas e misture-as ao creme inglês. Congele a mistura por 1h45, mexendo a cada 25 minutos. Reserve no freezer até a hora de usar.

calda de chancaca misture a chancaca, a água, as raspas de laranja, os cravos e a canela numa panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até derreter a chancaca. Quando uma calda se formar, espesse-a com o amido de milho, mexendo bem. Retire as especiarias e reserve.

para servir distribua quadrados de brownie morno nos pratos e finalize-o com uma bola de sorvete e calda de chancaca quente. Decore com esculturas de chocolate e sirva.

dica do chef a chancaca é um produto tradicional chileno feito à base de açúcar de cana não refinado, como uma rapadura. A calda de chancaca pode ser substituída por calda de caramelo nesta receita.

rendimento 10 porções

preparo 2h30

execução moderada