Acontece

Encontro de chefs ibéricos

Por Beatriz Marques

Portugal e Espanha estão mais unidos do que nunca. Não só pela proximidade territorial, cultural e agora econômica – os dois países sofrem uma forte crise financeira –, mas também pelas semelhanças no prato. Essa harmonia entre as duas culinárias são notadas no festival Duo de Chefs, onde os chefs Luís Baena, responsável pela alimentação de todos hotéis da rede Tivoli em Portugal, e o catalão Sergi Arola, do Arola Vintetres, mostram um casamento de sabores no restaurante do hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Nos jantares de 31 de maio a 3 de junho, dois cardápios serão oferecidos aos comensais. O menu “diálogo de chefs” traz pratos já conhecidos da dupla, mas com interferências de cada um. As patatas bravas de Arola, por exemplo, ganham a companhia do risole de vôngoles de Baena (foto), em uma união de sucesso. E o cardápio “diálogo de culturas” apresenta pratos criados individualmente, com exclusividade para o evento. Um exemplo é o suquet de camarões, com os crustáceos servidos em caldo bem reduzido, feito com suas próprias cabeças, assinado por Arola. “É um prato bem típico da Catalunha, consumido por pescadores”, explica o chef.

O primeiro cardápio, com cinco tapas, três pratos principais e duas sobremesas, custa R$ 180. O segundo, de oito tempo, sai por R$ 202.

Arola Vintetres

alameda Santos, 1.437, 23o andar, hotel Tivoli Mofarrej – Jardins (veja no mapa)

(11) 3146-5900 – São Paulo – SP

www.tivolihotels.com