Receitas

O frescor da laranjinha kinkan

Da redação da Menu

Na seção Tá Fresquinho da revista Menu, sempre falamos sobre um ingrediente da estação, para o leitor aproveitar o máximo de sua plenitude em deliciosas receitas. E para maio, o ingrediente escolhido foi a laranjinha kinkan, de sabores cítricos e toque amargo, explorados com muita técnica pela chef Cecília Nishioka, da boulangerie Pain et Chocolat, em São Paulo. Confira com exclusividade no blog as receitas de cheesecake com compota de kinkan e de terrine de cabra com geleia de kinkan. E bom apetite!

cheesecake com compota de kinkan

massa

200 g de biscoito tipo maizena

100 g de manteiga derretida

manteiga quanto baste para untar

recheio

690 g de cream cheese

180 g de açúcar

2 colheres (sopa) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de suco de limão

3 ovos

compota de kinkan

200 g de laranja kinkan

150 g de açúcar

2 paus de canela

água quanto baste

massa coloque o biscoito e a manteiga derretida num processador e bata até obter uma farofa bem úmida. Reserve.

recheio bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter um creme macio e homogêneo. Adicione a essência de baunilha, o suco de limão e 1 ovo e bata bem. Incorpore em seguida os 2 ovos restantes e reserve.

compota de kinkan corte as laranjinhas kinkan ao meio e ferva-as em bastante água. Escorra a água e repita o processo por mais 2 vezes. Depois de escaldá-las, coloque as laranjas numa panela com o açúcar, a canela e 200 ml de água. Ferva em fogo médio até reduzir a calda à metade do volume original. Remova os paus de canela, retire do fogo e resfrie.

cheesecake unte com manteiga uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro. Coloque a massa na forma e aperte bem, compactando-a para formar a base do cheesecake. Asse-a em forno médio preaquecido, a 180ºC, por aproximadamente 15 minutos ou até dourar. Retire a massa do forno e cubra-a com o recheio de queijo. Leve o cheesecake ao forno baixo, a 150ºC, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar, cubra com a compota de kinkan e mantenha na geladeira até a hora de servir.

para servir corte o cheesecake em fatias e sirva bem frio.

dica do chef o cheesecake deve ser assado até que a borda fique firme, mas com o centro ainda macio. O calor residual fará com que o doce termine de cozinhar mesmo fora do forno. Não deixe assar demais, pois o cheesecake pode ficar ressecado.

rendimento 8 porções

preparo 1h30

execução fácil

*

terrine de queijo de cabra com geleia de kinkan

150 ml de leite integral

1 ramo de tomilho

2 folhas de gelatina sem sabor

40 ml de água

600 g de queijo de cabra

150 ml de creme de leite fresco

1/2 colher de chá de sal

50 g de nozes pecãs picadas

geléia de kinkan

300 g de laranja kinkan

200 g de açúcar

1 ramo de alecrim

água quanto baste

terrine ponha a água numa vasilha pequena e quebre as folhas de gelatina sobre ela. Deixe descansar por 5 minutos e leve em seguida ao banho-maria ou ao micro-ondas, para dissolver a gelatina. Reserve. Ferva o leite com o tomilho numa panela pequena. Retire do fogo, deixe esfriar, coe o leite e reserve. Bata o queijo de cabra com o creme de leite e o sal, até obter uma mistura bem lisa e homogênea. Adicione o leite fervido aos poucos e continue batendo para misturar bem. Junte a gelatina dissolvida, misture e despeje tudo numa forma para terrine. Espalhe as nozes picadas sobre a terrine e mantenha na geladeira por 6 horas, ou até firmar.

geleia de kinkan corte as laranjinhas em 4 partes e ferva-as em bastante água. Escorra a água e repita o processo mais 2 vezes. Escorra novamente e coloque as kinkans numa panela média com o açúcar, o alecrim e 300 ml de água. Deixe ferver em fogo médio até a calda reduzir à metade do volume original. Deixe esfriar e espalhe a geleia sobre a terrine já firme.

para servir corte a terrine em fatias e sirva-a para acompanhar pães frescos ou saladas.

dica do chef forre a forma com filme plástico antes de moldar a terrine. Isso facilitar na hora de desenformar.

rendimento 10 a 12 porções

preparo 1 hora (+ 6 horas de geladeira)

execução fácil