Bebida

Competição de bar

Por Beatriz Marques

Acompanhe no vídeo a final da etapa brasileira do World Class, campeonato de bartenders realizado pela empresa de bebidas Diageo. A vencedora Talita Simões, que está se desligando do bar At Nine para tocar outros projetos, vai representar o Brasil na final mundial, que acontece em julho na Índia. Confira também a receita do drinque Orient Express, que garantiu o primeiro lugar a Talita.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3ovFWYcGrP4[/youtube]

oriente express

por Talita Simões

30 ml de gim Tanqueray Nº Ten

2 pedaços pequenos de gengibre fresco

20 ml de suco de limão siciliano

20 ml de suco de grapefruit

15 ml de xarope caseiro de masala

10 cubos de gelo

zest de grapefruit a gosto

200 ml de infusão de chá verde

10 gotas de essência de absinto

oriente express macere o gengibre em uma coqueteleira. Adicione os ingredientes líquidos, menos o chá verde e a essência de absinto. Junte o gelo e bata tudo vigorosamente. Coe duas vezes e coloque a bebida em uma taça baixa.

para servir ponha o gelo seco em uma cumbuca que sirva como suporte para a taça e adicione a infusão de chá verde e as gotas de absinto. Posicione a taça sobre a cumbuca, decore-a com o zest de grapefruit e sirva.

dica da barwoman o masala é um tipo de chá de origem indiana. O xarope caseiro pode ser preparado em maior quantidade para ser usado também em outros drinques, e dura até  três meses em geladeira. Para preparar o xarope, misture 500 ml de água com 500 g de açúcar e 1 xícara (café) de masala. Cozinhe em fogo baixo até ferver. Deixe então mais 2 minutos no fogo e desligue. Reserve por 2 horas e coe, podendo utilizar o xarope em seguida. Se tiver dificuldade de encontrar o masala, opte por ½ xícara (café) de cardamomo.

rendimento 1 drinque

tempo de preparo 15 minutos

execução fácil