Receitas

A versatilidade da abobrinha

foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

Da redação da Menu

Hortaliça de origem americana, da mesma família das abóboras e dos pepinos, a abobrinha está no auge do seu frescor nos meses de agosto a novembro. Todo o potencial e versatilidade do ingrediente são explorados na seção Tá Fresquinho, na Menu deste mês. Na revista, o leitor confere três receitas, como o involtino de abobrinha, assinadas pelo chef Gelson Radaelli, do restaurante Atelier de Massas, em Porto Alegre. Aqui no blog, o internauta aprende com exclusividade o preparo da abobrinha italiana com bacalhau. Boa cozinha!

 

 

abobrinha italiana com bacalhau ao aïoli

por Gelson Radaelli, do Atelier de Massas

2 abobrinhas italianas grandes

250 g de bacalhau dessalgado

10 dentes de alho

300 g de mussarela de búfala

1 tomate maduro

1 colher (sopa) de semente de erva-doce

1 colher (sopa) de páprica doce

1 gema de ovo

1 colher (sopa) de suco de limão

azeite de oliva quanto baste

água quanto baste

sal e pimenta-do-reino a gosto

abobrinha com bacalhau corte as abobrinhas ao meio, no sentido do comprimento, e retire o miolo com a ajuda de uma colher, cuidando para não danificar a casca. Reserve. Cozinhe o bacalhau dessalgado por 8 a 10 minutos em água fervente, escorra-o e desfie bem a carne, o máximo possível. Doure 5 dentes de alho picados em 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente o bacalhau, a páprica doce e refogue em fogo médio. Verifique o sal e reserve. Coloque os 5 dentes de alho restantes no liquidificador com a gema de ovo e o suco de limão de suco de limão. Bata bem até obter uma pasta. Sem parar de bater, comece a derramar lentamente o azeite sobre a pasta, mantendo um fio fino e uniforme, até obter consistência de maionese. Cubra o fundo das abobrinhas com uma camada fina do molho aïoli e, sobre ele, disponha o bacalhau refogado. Ponha mais um pouco de aïoli sobre o peixe e finalize com fatias de mussarela de búfala e sementes de erva-doce. Transfira as abobrinhas para uma forma, cubra com papel-alumínio e asse por 10 minutos em fogo alto, a 200ºC, preaquecido. Depois desse período, retire o alumínio, decore com metades de fatias de tomate e volte ao forno por mais 5 minutos.

para servir distribua as abobrinhas nos pratos e sirva-as em seguida.

dica do chef para versões diferentes de aïoli, incorpore outros ingredientes como mostarda de Dijon, alcaparras, pimentas frescas ou outro de sua preferência.

rendimento 4 porções

preparo 2 horas

execução fácil