Acontece

Dom Pérignon em destaque

por Luciana Mastrorosa

Casar vinho e comida é uma das tarefas mais interessantes – e, de certa forma, difíceis – da gastronomia. É preciso conhecimento para aliar bebida e pratos de modo que cada um ressalte o que há de melhor no outro, como um casamento perfeito deve ser.

Pensando nessa proposta, Sidnei Brandão, da Ville du Vin Alphaville, loja especializada em vinhos, promove encontros periódicos para os clientes que querem conhecer a bebida mais a fundo, saboreando-a com pratos devidamente harmonizados.

Este mês, o destaque foi o prestigiado champagne Dom Pérignon, apresentado nas versões Vintage 2002, Oenotèque 1996 e Rosé Vintage 2000 em jantar exclusivo para 28 convivas (R$ 1.500 por pessoa). Para acompanhar as finas borbulhas francesas apresentadas por Romain Jousselin, embaixador da marca no Brasil, o chef Alain Uzain, consultor da casa, propôs um menu especial de 11 etapas em que as técnicas francesas se mesclaram a sabores tropicais, como cupuaçu, abacaxi e coco. “Desenvolvi o menu a quatro mãos com o chef Pascal Tingaud, da maison Dom Pérignon, que aprovou minhas receitas com frutas e ingredientes brasileiros”, contou o cozinheiro.

Entre os destaques, a ostra de Santa Catarina à moda do chef, a terrine de foie gras com cupuaçu e o espeto de vieiras (foto) com mini abobrinha e molho beurre blanc foram harmonizados com o Dom Pérignon Vintage 2002. Para combinar com o especial Oenotèque 1996, que apresentava um frescor impressionante para a idade, o chef serviu medalhão de avestruz e costela de cordeiro. O monge francês que batiza o champagne foi homenageado na hora da sobremesa, no tiramissu com framboesas finalizado com o Rosé Vintage 2000.

Para outubro, a Ville du Vin Alphaville aposta em novas safras do Quinta dos Murças para o wine dinner, que será conduzido pelo especialista João Palhinha, do grupo Herdade do Esporão. O próximo evento acontece no dia 5, às 20 horas, a R$ 140 por pessoa.

Informações e reservas: (11) 4208-6061 – www.villeduvin.com.br