Comidas

Novos guardiões das adegas

O sommelier Gianni Tartari

Por Suzana Barelli

Os sommeliers Gianni Tartari e Jô Barros estão assumindo novas adegas paulistanas. O carioca Tartari, que na década de 1990 foi eleito duas vezes o melhor sommelier do Brasil, é agora responsável pelos vinhos do restaurante do Emiliano, hotel boutique de São Paulo. Seu desafio é indicar bons brancos e tintos que melhor harmonizem com as criações do chef José Barattino. Jô Barros, por sua vez, começou nesta semana a cuidar da adega do Arola 23, o restaurante do espanhol Sergi Arola, que funciona no último andar do hotel Tivoli, também na capital paulista.

“Estou muito contente com o desafio”, diz Tartari. Conhecido dos leitores da Menu (muitas vezes ele participa das degustações mensais da revista), Tartari foi chef sommelier das importadoras Fasano e Expand e, antes, trabalhou em restaurantes como Parigi e Tartari, este último da sua família.

A sommelière Jô Barros

Animada com a nova casa, Jô Barros está terminado de reformular a carta de vinhos do Arola, que terá 850 vinhos. “Vamos focar em rótulos espanhóis e apostar numa boa política de preços”, afirma a sommelière. Entre as novidades, ela promete vinhos naturais para harmonizar com um menu vegetariano, que deve ser lançado em breve. Antes de assumiu a adega do Arola, Jô passou os últimos dois meses em viagens internacionais de aprendizado e reciclagem de vinhos. Ela foi para a Argentina, onde visitou vinícolas em Mendoza e na Patagônia, participou do tradicional leilão de vinhos da Nederburg na África do Sul, e depois visitou produtores em Portugal e na Espanha. A sommelière já cuidou, com maestria, do serviço de vinhos dos restaurantes paulistanos Dui, La Mar e Dalva e Dito.

Emiliano

rua Oscar Freire, 384 – Jardins (veja no mapa)

(11) 3068-4390 – São Paulo – SP

Arola 23

alameda Santos, 1.437, 23° andar, Hotel Tivoli Mofarrej – Jardins  (veja no mapa)

(11) 3146-5923 – São Paulo – SP