Receitas

Dia do macarrão

foto: Rogério Voltan

Da redação da Menu

O brasileiro sabe apreciar como poucos os pratos com macarrão. Só no ano passado foram produzidas 1.300.000 toneladas de massas alimentícias no País, ficando atrás somente da Itália e dos Estados Unidos, segundo a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias). Para celebrar o dia do macarrão (25/10), nada melhor do que fazer em casa dois pratos do consagrado chef Paulo Barros, publicados na edição 123 da revista Menu. Boa cozinha!

Ravióli de queijo brie com compota de pera

500 g de semolina

100 g de farinha de trigo

10 gemas de ovos grandes

4 peras

400 g de queijo brie

100 g de espinafre

3 colheres (sopa) de água

20 folhas de sálvia

150 g de manteiga

10 g de ciboulette picada

12 tomates-cereja cortados ao meio

flores de manjericão roxo

80 g de lascas de amêndoas torradas

sal e pimenta-do-reino a gosto

recheio corte as peras em pequenos cubos. Em uma panela com 1 colher (sopa) de água, salteie a pera para não escurecer. Corte o queijo brie em pequenos pedaços (cerca de 1,5 cm por 1,5 cm). Reserve.

ravióli branqueie o espinafre inteiro em 2 colheres (sopa) de água. Escorra e esprema bem para tirar o restante da água. Bata o espinafre no liquidificador com 5 gemas. Misture este purê com 250 g de semolina e 50 g da farinha. Forme a massa e deixe descansar por 15 minutos. Passe por um cilindro, abrindo a massa em folhas bem finas. Reserve. Em uma tigela, misture o restante da semolina, da farinha e as 5 gemas restantes. Forme uma massa e deixe descansar por 15 minutos. Passe por um cilindro e abra a massa em formato de ravióli. Monte os raviólis, colocando o brie e, depois, a pera sobre ele. Tempere com sal e pimenta e feche a massa.

Em uma panela com água fervente abundante, cozinhe o ravióli por 90 segundos, quando deverão estar cozidos. Retire do fogo. Em uma frigideira com a manteiga, doure a sálvia e junte os raviólis, o tomate-cereja e a ciboulette.

para servir em um prato raso, coloque os raviólis ao centro e decore com as flores de manjericão roxo e as amêndoas torradas.

dica do chef mude o recheio para gorgonzola ou queijo de cabra.

rendimento 4 porções

preparo 1 hora

execução moderada

*

foto: Rogério Voltan

Tagliatelle com alcachofra, camarão e tomate seco

300 g de semolina

60 g de farinha de trigo

5 gemas de ovo caipira

8 camarões grandes cortados em cubos

4 corações de alcachofra cortados em triângulos

100 g de tomates secos sem pele

50 g de manteiga sem sal

20 g de salsinha picada

30 ml de vinho branco seco

2 dentes de alho picados

10 g de ciboulette picada

folhas de tomilho e folhas de manjericão verde o quanto baste

sal e pimenta a gosto

azeite extravirgem para finalizar

folhas de manjericão roxo pequenas para decorar

massa em uma tigela, misture a semolina, a farinha e as gemas. Amasse bem e deixe descansar por 15 minutos. Passe pelo cilindro e corte finamente no formato de tagliatelle. Reserve.

molho em uma frigideira, frite o alho na manteiga. Adicione os camarões, os corações de alcachofra, o tomate seco e as folhas de manjericão verde. Flambe com o vinho branco. Reserve.

para servir salteie a massa com o molho, a salsinha, a ciboulette e o tomilho. Em um prato fundo, coloque a massa ao centro, com o auxílio de um pegador. Aproveite o molho de camarões que restar no fundo da panela para dispor sobre a massa. Regue o azeite e decore com as folhas de manjericão roxo.

dica do chef substitua o camarão por lagostim.

rendimento 4 porções

preparo 45 minutos

execução moderada