Receitas

Receita de bolo de rolo

Da redação da Menu

A capa da edição de aniversário da Menu traz a foto do delicioso bolo de fubá coberto por rodelas de bolo de rolo, uma das criações da chef Carole Crema para a reportagem sobre bolos brasileiros.

A chef recomenda comprar o bolo de rolo em empórios e casas especializadas, já que é uma receita trabalhosa. A guloseima usada por Carole é da marca K&K, encontrada na Casa Santa Luzia por R$ 8,40 (400 gramas). O telefone da loja é (11) 3897-5000.

Mas caso queira se arriscar na cozinha, segue com exclusividade no blog a receita publicada no livro História dos Sabores Pernambucanos, de Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti (Editora FGF, R$ 149,90). E agradecemos ao chef pernambucano Joca Pontes, do restaurante Ponte Nova, em Recife, que indicou a receita abaixo e ainda entrou em contato com a Casa dos Frios, tradicional endereço de bolo de rolo pernambucano, para pegar a dica do chef da receita.

Bolo de rolo

250 g de açúcar

250 g de manteiga

6 ovos

250 g de farinha de trigo

sal

1/2 lata de goiabada

1 copo de água

1/2 xícara de açúcar

massa bata bem o açúcar e a manteiga. Junte as gemas, uma a uma. Acrescente o trigo peneirado, o sal e misture delicadamente. Depois junte as claras em neve. Divida a massa em cinco partes iguais. Coloque cada uma em assadeira rasa, untada com bastante manteiga e polvilhada com trigo. Asse rapidamente, uma de cada vez, em forno quente.

recheio prepare o recheio misturando goiabada, água e açúcar no liquidificador. Leve ao fogo até ficar um creme homogêneo. Reserve.

montagem desenforme, virando a assadeira em toalha polvilhada com açúcar. Recheie com a goiabada derretida e enrole rapidamente, com ajuda da própria toalha. Repita o processo até a última camada.

para servir coloque o bolo no prato de servir e polvilhe com açúcar.

dica do chef corte o bolo um dia depois de pronto para deixá-lo mais firme e não quebrar ao partir.

rendimento 1 bolo

preparo 2 horas

execução difícil