Receitas

Receita de pasta americana

O bolo de nozes com baba de moça, com pasta americana

Da redação da Menu

A edição de aniversário da revista Menu deixou todos os leitores com água na boca e com vontade de colocar a mão na massa. É o caso de Thereza Oliveira, de Brasília (DF), que enviou o e-mail a seguir:

“Parabéns pelos 13 anos. Que delícia essa edição de novembro! Por falar em bolos e aniversario, será que vocês podem colocar uma receita de pasta americana em alguma edição? Imagino que para encontrar aquela pasta americana cremosa, deliciosa, que não só enfeita os bolos, mas dá prazer em saborear, só mesmo vinda de um dos chefs talentosos escolhidos a dedo por essa revista.”

Atendendo aos pedidos de Thereza, aqui vai a receita que complementa o preparo do bolo de nozes com baba de moça, da chef Carole Crema, presente na edição de aniversário. Boa cozinha!

pasta americana

por Carole Crema, da La Vie en Douce

250 ml de água

5 colheres (de sopa) de gelatina em pó sem sabor

7 colheres (de sopa) de gordura vegetal hidrogenada

7 colheres (de sopa) de glucose

7 colheres (de sopa) de glicerina (só para climas secos)

2 a 3 kg de açúcar impalpável

essência a gosto

pasta americana misture a gelatina com a água e leve ao fogo em banho-maria até que fique transparente. Retire do fogo e acrescente a gordura vegetal e a glucose. Mexa e leve ao fogo novamente até obter uma mistura homogênea. Retire do fogo e adicione a glicerina, se o clima estiver seco no dia do preparo. Reserve. À parte, coloque 1 kg de açúcar impalpável numa bacia e faça um buraco no centro. Coloque a essência a gosto e adicione a mistura reservada. Mexa bem, formando uma massa branca. Reserve essa massa-mãe para uso posterior ou acrescente o restante do açúcar aos poucos, até obter o ponto desejado.

para servir na hora de cobrir bolos ou docinhos, abra a massa com um rolo usando um pouco de açúcar impalpável, para não grudar.

dica da chef a massa pode ser aromatizada com a essência de sua preferência, combinando com o sabor do bolo ou doce que será recoberto com ela. Se preferir, use também corantes variados para alterar a cor da pasta, que também pode ser cortada em formatos variados para compor diferentes decorações.

rendimento 2 a 3 kg

preparo 1 hora

execução moderada