Destaques-da-edicao

Feliz Natal com a Menu de dezembro

Da redação da Menu

Os chefs banqueteiros são especialistas em fazer requintadas ceias de Natal. Mas como será o jantar do dia 24 de dezembro em suas próprias casas? Essa foi a pergunta feita a 23 cozinheiros de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Os pratos mais citados por estes especialistas em festas viraram uma saborosa reportagem, que ilustra a capa desta edição. Ao todo são seis receitas campeãs entre os banqueteiros: tender, peru, bacalhau e pernil, nos pratos principais, e as sobremesas clássicas da data, como a rabanada e o bolo de nozes, todas preparadas pela chef Adriana Cymes, do bufê Arroz de Festa, em São Paulo, com o auxílio de seu marido, o chef Victor Vasconcellos, do bar Número.

Toda comemoração de final de ano fica melhor quando acompanhada de um bom vinho espumante. Para ajudar ao leitor nesta escolha, a Menu comprou no mercado paulistano e degustou às cegas 55 rótulos, que atendem a todos os bolsos: de R$ 34 a R$ 244. Para auxiliar na escolha do melhor espumante, o ranking está dividido em quatro categorias: nacionais, borbulhas pelo mundo, champanhe e rosés.

A edição de dezembro ainda apresenta a segunda reportagem da série sobre a flor de lúpulo, com as criações do chef Luiz Emanuel, do francês Allez, Allez!; um passeio pelo mercado Paul Bocuse, em Lyon; o test-drive de dez méis; e os presentes gourmet do amigo secreto entre 11 chefs, entre outras reportagens.

Para a degustação do blog, o leitor confere o ranking com os 55 vinhos espumantes, os panetones artesanais do chef Rogério Shimura, da padaria paulistana Em Nome do Pão, as receitas do chef Carlos Ribeiro para receber 2012 com o pé-direito e as novidades de Paris, escritas pela colunista Daniela Fernandes. Clique aqui e confira!