Cultura

Sabores da Amazônia é o tema da Menu de janeiro, que acaba de chegar às bancas

Da Redação

Com reportagem de capa sobre os sabores da Amazônia, a edição de janeiro da Menu já está chegando às bancas de todo o País. A reportagem traz a descoberta dos ingredientes típicos da floresta a partir de um cruzeiro pelo rio Solimões. Outro destaque da edição é a moda das tascas, casas portuguesas similares aos bistrôs franceses, que estão abrindo no Brasil. É a força da gastronomia da “terrinha” para 2012, quando será comemorado o Ano de Portugal no Brasil.

Esta edição traz também a terceira reportagem da série sobre o lúpulo, um dos tripés da cerveja, que se transforma em ingrediente gastronômico. Neste mês: o lúpulo vira protagonista das receitas italianas. Na seção Menu Brasil, trazemos um texto sobre o almoço anual que o chef Laurent Suaudeau faz para os seus produtores. A edição traz, também, uma análise do sociólogo Carlos Alberto Doria sobre o atual momento da nossa gastronomia e dos nossos chefs, a partir do que ele presenciou no Gastronomika, grande evento de vanguarda realizado na Espanha.

Nas bebidas, Portugal volta à tona, com a degustação de 24 vinhos brancos elaborados no país; a refrescante água de coco é o tema do nosso test-drive; e os cafés ganham versões aromatizadas com especiarias.  Estes são alguns dos destaques que valem a pena conferir na edição impressa.

Para os leitores que acessam a revista pelo blog, estamos disponibilizando cinco reportagens. São elas: o texto sobre o lúpulo, sobre as tascas portuguesas; sobre os vinhos gregos e sobre o almoço do chef Laurent Suaudeau. E a coluna de Paris, assinada por Daniela Fernandes. Clique aqui para conferir.