Destaques-da-edicao

A Menu de março já está nas bancas!

Da redação da Menu

Como a Páscoa este ano acontece em 8 de abril, a Menu resolveu antecipar as comemorações e traz nesta edição de março deliciosas reportagens sobre a data.

A começar pela capa, ilustrada com o saboroso bolo de chocolate com castanha-do-pará. A receita é assinada pela chef pâtissière Mara Mello, da doceira homônima, que teve a tarefa de mostrar a harmonia do cacau brasileiro, em franca ascensão de qualidade, com outros ingredientes tropicais, como o maracujá, o tamarindo e a acerola. A reportagem do jornalista Pedro Marques ainda traz informações sobre o Salon du Chocolat, o maior evento do setor que faz sua estréia no Brasil, em julho.

A Páscoa também é lembrada na reportagem sobre o alto consumo mundial de peixes e frutos do mar, que chama a atenção para novas formas de cultivo e de preservação. As investidas brasileiras na produção do beijupirá, a bem sucedida criação de ostras em Santa Catarina e a aceitação dos peixes de rio de cultivo são discutidas na reportagem de Beatriz Marques, ilustrada com seis receitas da chef Bella Masano, do restaurante paulistano Amadeus. E o pescado mais aclamado na Sexta-feira Santa, o bacalhau, é tema da coluna Na taça, do sommelier Manuel Luz. Ele sugere vinhos para servir com diferentes preparos do peixe.

O chocolate continua em pauta na revista com o test drive de dez marcas de chocolate branco, realizada literalmente às cegas (de olhos vendados) pela equipe da Menu com a participação da chef pâtissière Amanda Lopes. Ainda há dicas para harmonizar o doce com vinhos, em reportagem de Suzana Barelli, e os utensílios ideais para preparar os ovos de Páscoa, na seção Na Sacola.

Durante a leitura da Menu de março, aproveite ainda para saber:

– como foi a viagem dos chefs Mara Salles, Eduardo Duó e Paulo Machado à Etiópia;

– a chegada da rede Le Pain Quotidien ao Brasil;

– a avaliação de 16 vinhos rosados do sul da França;

– os destaques das feiras Essência de Vinho, em Lisboa (Portugal), e Millésime Bio 2012, em Montpellier (França);

– a crítica do casal anônimo Romeu e Julieta ao restaurante Alma María;

– o novo complexo gastronômico, o Espaço Kazu, aberto no tradicional bairro paulistano da Liberdade;

– os novos pratos dos restaurantes Marcel e Kinoshita, ambos em São Paulo;

– o desafio em combinar o café com receitas salgadas, proposto à cafeteria paulistana Santo Grão;

– e a entrevista com o humorista Marcelo Mansfield, que fala de seus pratos preferidos.

Os leitores do blog podem ler agora as reportagens sobre o consumo de peixes, o test drive de chocolate branco, a harmonização de café com salgados, a visita aos eventos Essência de Vinho e Millésime Bio 2012 e as notícias fresquinhas de Paris, com a nossa colunista Daniela Fernandes. Clique aqui e boa leitura!