Comidas

La Bullipedia, a enciclopédia online de Ferran Adriá

Da redação da Menu

Apesar de ter fechado o elBulli, um dos restaurantes mais premiados do mundo, no ano passado, o chef catalão Ferran Adrià não para. Nesta semana, Adrià participou do Wine & Food Festival em Cancún (México) e revelou que a elBullifoundation, fundação que será dedicada à pesquisa culinária, será inaugurada em 2014, na cidade de Carla Montjoi (Espanha).

Como a ideia do chef é fazer com que seus conhecimentos culinários cheguem ao maior número de pessoas, ele anunciou também que fará uma enciclopédia da moderna cozinha espanhola, a LaBullipedia, que estará totalmente disponível na web. “Será um enciclopédia dedicada à alta cozinha e todo o conteúdo será gratuito”, disse o chef. Adrià, porém, não revelou quando a sua enciclopédia será lançada.

Ainda no mesmo evento, o chef deu mais detalhes sobre a elBullifoundation: o complexo terá vários espaços para chefs e cozinheiros discutirem ideias sobre a gastronomia e uma cozinha onde os experimentos serão postos à prova. Aliás, vários ex-funcionários do elBulli ganharam um ano sabático depois que o restaurante fechou as portas para “viajar, aprender e refletir e voltar com a criatividade renovada para a elBullifoundation”, segundo o chef.

Adrià disse que 25 jantares deverão ser servidos anualmente, mas eles não serão necessariamente abertos ao público. Ou seja, o principal jeito de ter acesso ao conhecimento produzido por lá vai ser acessar a LaBullipedia – quando ela for lançada, claro.