Destaques-da-edicao

A Menu de maio já está nas bancas

Da redação da Menu

O Dia das Mães é comemorado com muito entusiasmo na edição de maio da Menu. Dezenove chefs de cozinha brasileiros contaram à editora Beatriz Marques quais são os pratos que simbolizam a comida de mãe para cada um. As receitas mais citadas viraram a reportagem de capa desta edição. Lombo recheado com batatas, frango assado com farofa, macarronada com almôndegas, arroz doce e manjar de coco foram preparados pela produtora culinária Iliane Marconi. A reportagem ainda traz uma entrevista com Palmirinha Onofre, culinarista chamada de mãezona por seus fãs, que volta à televisão no canal pago Bem Simples.

O mês de maio também marca a chegada de temperaturas mais amenas no País. Por isso, é hora de usar e abusar dos alimentos que estão debaixo da terra, como beterraba, cenouras e rabanetes. Estes e outros tubérculos e raízes foram explorados pela chef Gabriela Barretto, do restaurante paulistano Chou, em seis delciosas receitas, como a sopa de cenoura e a mandioca na brasa com sal marinho e orégano fresco.

Os pães artesanais não são mais exclusividade de padarias. Os restaurantes agora apostam em receitas próprias para servir saborosos pães em seu couvert, como mostra a reportagem de Flávia Pinho. O chef italiano Raffaele Mostaccioli, responsável pelas fornadas do restaurante Girarrosto e da loja Jelly Bread (prevista para abrir até o final de maio), ensina receitas como a de pão com passas e nozes e de ciabatta.

Mantenha o paladar aquecido neste outono com a degustação de 14 vinhos da região do Rhône Sul, que chama a atenção por sua boa relação custo-benefício. Ainda sobre a França, o repórter Pedro Marques conta como o departamento de Aude, no Languedoc-Roussillon, atrai turistas, tanto por suas receitas clássicas, como foie gras e cassoulet, como por restaurantes estrelados mais modernos.

Test drive de dez molhos prontos de pimenta; a riqueza dos vinhos de Tokaji; a avaliação do restaurante Da Terrinha pelo casal de críticos anônimos Romeu & Julieta; e as receitas com chuchu de Renato Freire, da Confeitaria Colombo (RJ), são outros destaques que recheiam a edição de maio.

Os leitores do blog conferem na íntegra as novidades quentinhas de Paris, de nossa colunista Daniela Fernandes, a reportagem sobre raízes e tubérculos, a viagem à região francesa de Aude, o test drive de molhos de pimenta e a reportagem sobre a degustação promovida pelo guia italiano Gambero Rosso, em São Paulo e no Rio. Clique aqui e boa degustação!