Receitas

Receita do mês – peixe barigoule

Da redação da Menu

Na estreia da seção Receita do Mês, o chef Fred Frank, do restaurante La Cocotte, em São Paulo, mostra o preparo do peixe barigoule, com alcachofra, bouillon de legumes e bacon, ideal para os dias mais frios. O prato faz parte do cardápio de almoço do restaurante, e custa de R$ 38.

A seguir, confira a receita completa e boa cozinha!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jb2816ikOVI[/youtube]

peixe barigoule

Por Fred Frank, do La Cocotte

500 ml de caldo de legumes

150 g de fundo de alcachofra cortado em tiras

60 g a 80 g de cenoura cortada em palitos grossos

de 60 g a 80 g de bacon cortado em cubinhos

2 postas de 180 g de peixe fresco da sua preferencia

salsinha a gosto

1 colher (sopa) de manteiga

1 limão

azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

quanto baste de ervas e brotos comestíveis

peixe barigoule comece fazendo o bouillon (caldo amanteigado). Leve uma panela ao fogo alto com o caldo de legumes. Quando estiver para ferver, acrescente o bacon e as cenouras. Deixe cozinhar por 5 a 8 minutos, até que as cenouras estejam macias, mas ainda firmes. Em seguida, reduza o fogo para médio e acrescente os fundos de alcachofra e as postas de peixe, um fio de azeite e a salsinha. Cozinhe o peixe por cerca de 10 minutos ou até que esteja macio e remova as postas e os legumes da panela. Volte o bouillon ao fogo, coloque 1 colher de sopa de manteiga, tempere com sal e pimenta e prove, corrigindo se for necessário. Cozinhe até que o caldo fique encorpado e reserve.

para servir distribua as postas de peixe, as alcachofras e as cenouras em dois pratos fundos e regue com um pouco do caldo encorpado com manteiga. Decore com ervas e brotos e sirva.

dica do chef você pode usar vários peixes e os legumes usados na receita. Os ingredientes que não podem ser trocados são o bacon, a alcachofra e o bouillon, que caracterizam um preparo barigoule.

rendimento 2 porções

preparo 45 minutos

execução fácil

caldo de legumes

1 talo de alho-poró cortado em talos grandes

1 cebola descascada

1 cenoura cortada em cubos grandes

1 talo de salsão cortado em pedaços grandes

1 folha de louro

1 colher (café) de grãos de pimenta-do-reino

1,5 litro de água fria

caldo de legumes em uma panela grande, acrescente todos os ingredientes e cubra os com a água fria. Ligue o fogo alto até levantar fervura. Assim que levantar fervura, reduza o fogo e deixe apurar por 45 minutos. Deixe esfriar, coe. Se não for usar todo o caldo de uma vez, congele o excedente.

rendimento 1 litro

preparo 1 hora

execução muito fácil

La Cocotte

alameda Ministro Rocha Azevedo, 1.153 – Jardins (veja no mapa)

(11) 3081-0568 – São Paulo, SP