Destaques-da-edicao

A Menu de junho já está nas bancas!

Da redação da Menu

O mês de junho já dá sinais da chegada do inverno e os vinhos se mostram uma ótima companhia para aquecer o paladar. Mas a bebida de Baco não marca presença somente na taça – ela também desempenha um ótimo papel na panela. A versatilidade do vinho na cozinha é o tema da capa da Menu deste mês. O chef francês Roland Villard, do restaurante Le Pré Catelan, no Rio de Janeiro, veio especialmente a São Paulo para preparar seis receitas com a bebida, entre elas a pera cozida no vinho tinto com sorvete de creme e mamão, que ilustra a capa.

A edição de junho também apresenta a arte da culinária japonesa nas mãos do sushiman Jiro Ono, do triestrelado Sukiyabashi Jiro, em Tóquio, que virou tema de documentário. O filme, ainda sem data para estrear no Brasil, foi visto pelo repórter Pedro Marques e pelo chef Shin Koike, do restaurante paulistano Aizomê, que preparou quatro receitas de sushi para quem quiser se inspirar na cozinha milenar nipônica.

Os vinhos continuam em alta na revista com a degustação de 15 rótulos da África do Sul de cortes variados, com destaque para os líquidos elaborados com a emblemática uva pinotage. Já entre os brasileiros, a novidade está no primeiro champanhe feito pela vinícola nacional Cave Geisse, em parceria com a família francesa Dumont.

Com o campeonato mundial de barista chegando (acontece entre 12 e 15 de junho), acompanhamos o treinamento do representante brasileiro Rafael Godoy, do Suplicy Cafés Especiais, que já consumiu duzentos quilos de café, 100 litros de leite e exautivas horas à frente da cafeteira. E para combinar com o cafezinho, não pode faltar um bom charuto. O especialista Cesar Adames conta por que os cubanos são considerados os melhores na produção dos habanos.

A riqueza de sabores da galinha-d’angola; as particularidade da carambola, que está no seu auge em junho; a avaliação do casal Romeu e Julieta sobre o restaurante Coco Bambu JK; as impressões sobre o bar paulistano Coisa Boa; o test drive de dez marcas de amendoim salgado para comemorar as festas juninas; os lançamentos da Expovinis; o sucesso do chef israelense Yotam Ottolenghi em Londres; as novidades da feira de orgânicos Bio Brazil Fair; e a entrevista com a atriz Débora Falabella, que vive uma chef de cozinha na novela Avenida Brasil, completam a edição.

Para os leitores do blog, confira a degustação virtual da Menu com a reportagem sobre o documentário do chef Jiro, a coluna de Daniela Fernandes sobre as novidades de Paris, a matéria sobre Yotam Ottolenghi e o champanhe da Cave Geisse. Clique aqui e boa leitura!