Destaques-da-edicao

A Menu de julho já está nas bancas!

Da redação da Menu

Quem gosta de cozinhar, já deve ter notado como aumentou a variedade de sais expostos nas prateleiras nacionais. Sal rosa do Himalaia, sal Maldon, sal defumado e outros tipos deste realçador de sabor chegaram para atiçar nossa curiosidade. Mas como aproveitar o máximo de suas qualidades? A edição de julho da Menu traz a resposta, junto com as receitas do chef Henrique Fogaça, do restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo. Na capa está o siri mole empanado com vinagrete e sal marinho, um dos cinco pratos da reportagem.

A Menu deste mês também mostra como a manteiga, outro ingrediente corriqueiro em nossas cozinhas, transita majestosamente pelas culinárias francesa, brasileira e indiana. A chef Renata Vanzetto, do paulistano Marakuthai, e a chef consultora Renata Braune ensinam o preparo da truta em molho de manteiga, do bobó de pupunha na manteiga de garrafa, dos petits-fours de manteiga, das batatas darphin e do frango com curry puxado no ghee.

No mês em que começam os Jogos Olímpicos, nossa série sobre Londres fala sobre o fish & chips, receita lendária da culinária londrina que nunca sai de moda. Também com anos de história, o vinho do Porto ruby foi o tema da degustação deste mês, onde 17 rótulos foram colocados à prova. O vinho continua em alta com as reportagens sobre a produção vinícola em Santa Catarina e o crescimento dos vinhedos compartilhados, modelo de sucesso no exterior que agora dá as caras no Brasil.

A edição ainda traz o test drive de dez marcas de barras de cereal, as sugestões de utensílios culinários para aproveitar o inverno, as receitas com cupuaçu do chef Felipe Schaedler, do Banzeiro (Manaus), a avaliação do restaurante La Madoninna pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta, a visita ao restaurante contemporâneo Soeta, em Vitória (ES), a primeira aposta ao café descafeinado diretamente do pé, feita por um pesquisador brasileiro, e as curiosidades gastronômicas de Dani Calabresa, apresentadora da MTV.

Os internautas do blog podem degustar agora as reportagens Tá Fresquinho, com as receitas de cupuaçu; os vinhedos de Santa Catarina; a crítica ao La Madoninna; e a visita ao capixaba Soeta. Clique aqui e boa leitura!