Receitas

Barra de cereal em casa

foto Sheila Oliveira/Empório Fotográfico

Da redação da Menu

No test drive da edição de julho da Menu, convidamos a chef Claudia Mattos, do restaurante Zym Café, a provar com nossa equipe dez marcas de barrinhas de cereal. O resultado da degustação às cegas (sem conhecer a embalagem), você confere na revista. Se preferir fazer a sua própria barrinha, aproveite a receita de Claudia, que leva aveia e uvas-passas.

barrinha de aveia e passas

100 g de uvas passas

500 g de aveia em flocos

190 g de açúcar demerara

3 g de farelo de trigo

9 g de canela em pó

50 ml de óleo

72 g de linhaça

13 g de fermento em pó

barrinha de aveia e passas em uma panela, coloque as uvas passas e adicione água até cobri-las. Leve ao fogo médio, até ferver. Quando ferver, desligue o fogo e coe o líquido, reservando as uvas passas e a água do cozimento separadamente. Unte uma forma de assar com um pouco de óleo e, em seguida, bata em um liquidificador a linhaça, o óleo e a água de cozimento da uva passa. Passe esse líquido para um bowl e misture todos os ingredientes restantes da receita, menos o fermento. Adicione o fermento no final e misture mais um pouco. Coloque em uma forma untada todo o conteúdo da massa. Pressione e, com ajuda de uma faca, divida em barrinhas antes de assar. Leve ao forno e asse em fogo alto até começar a ficar firme, cerca de 15 minutos.

para servir retire a forma do forno quando as barrinhas ainda estiverem um pouco mole. Assim que elas esfriarem, vão endurecer e ficar crocantes.

dica da chef não espere a massa dourar por cima; se ela estiver dourada, terá passado do ponto.

rendimento cerca de 30 barrinhas

preparo 1 hora

execução fácil

Zym Café

rua Toneleiros, 1248 – Lapa (veja no mapa)

(11) 3021-5637 – São Paulo – SP