Receitas

Nhoque da sorte

Elaboração do nhoque no Mesa III

Da redação da Menu

A tradição italiana diz que, sempre no dia 29, não importa o mês, deve se comer um prato de nhoque com uma nota de dinheiro embaixo do prato. A simpatia surgiu com uma lenda envolvendo São Pantaleão. Em um dia 29 de dezembro, o santo vagava por uma pequena vila da Itália vestido como andarilho. Com fome, ele encontrou guarida na residência humilde de um casal de camponeses, que tinha apenas poucos nhoques para compartilhar com o “andarilho”: no fim, foram sete nhoques para cada um dos três. Pantaleão foi embora e, quando os camponeses tiraram o prato, surpresa: moedas de ouro estavam debaixo do prato do santo.

Hoje, a simpatia completa consiste em colocar uma nota (qualquer nota) embaixo de um prato de nhoque. Em seguida, deve-se ficar de pé, separar sete nhoques e comer um por um, fazendo um pedido sempre enquanto mastiga a massa. Depois, é só sentar e terminar o prato. Para quem achar achar muito “mico” ir a um restaurante e comer 7 nhoques de pé, a chef Ana Soares, da rotisseria Mesa III, sugere uma receita de nhoque com manteiga de sálvia para fazer em casa.

nhoque de batata assada na lenha e espinafre

700 g de batatas

60 g de farinha de trigo

60 g de semolina

20 g de amido de milho

1 gema

10 ml de azeite

30 g de requeijão ou catupiry

100 g de espinafre refogado

1 ramo picado de manjericão ou tomilho ou manjerona

sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz moscada a gosto

quanto baste de água

manteiga de sálvia

200 g de manteiga

3 ramos de sálvia

fio de azeite

1 dente de alho picado

sal e noz moscada a gosto

nhoque lave as batatas e asse-as com a casca na brasa. Quando cozidas e ainda quentes, retire a pele e passe pelo espremedor. Adicione o espinafre, o azeite, o requeijão, a gema, as ervas e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem e adicione as farinhas aos poucos, até formar uma massa homogênea. Faça cordões de cerca de 1 cm de diâmetro e corte em cubos de 2 cm com uma faca. Cozinhe em água fervente temperada com sal grosso. Quando subir à superfície, retire e escorra bem.

manteiga de sálvia amoleça a manteiga, adicione os demais ingredientes e misture bem.

para servir coloque os nhoques em um prato fundo e misture 40g da manteiga de sálvia com o nhoque de batata. Se preferir, use outro molho de sua preferência.

dica da chef se não tiver como assar as batatas em lenha, asse-as no forno.

rendimento 5 porções

preparo 1 hora

execução fácil

Mesa III

rua Alves Guimarães, 1.464 – Pinheiros (veja no mapa)

(11) 3864-4219 – São Paulo – SP

www.mesa3.com.br