Destaques-da-edicao

A Menu de agosto já está nas bancas!

Da redação da Menu

No mês em que se comemora o Dia dos Pais, nada melhor do que ter uma reportagem dedicada ao churrasco. A picanha, nossa paixão nacional, agora dá espaço na grelha para outros cortes, como bisteca fiorentina e bombom de alcatra, e até carnes de cordeiro, porcionadas em carrés ou paletas. Falar sobre essas mudanças no hábito do preparo, o preferido dos homens na cozinha, foi a tarefa do repórter Pedro Marques para a capa da edição de agosto. Além de conhecer esses novos cortes, a matéria traz dicas para não errar na hora de assar a carne e entrevistas com os maiores especialistas no assunto do País, como Sylvio Lazzarini, do restaurante paulistano Varanda; István Wessel, dono da casa de carnes que leva seu sobrenome; e Marcos Guardabassi, do restaurante Templo da Carne, em São Paulo, e dono da marca Bassi – ele foi o responsável por preparar os saborosos pratos que ilustram a reportagem.

Para nos despedir do inverno, dedicamos boa parte de nossas páginas ao tradicional cozido, elaboração que ganha versões diferentes em cada canto do globo. Conheça as receitas que fazem fama na Itália (o bollito misto), no Brasil (a panelada nordestina), na França (o pot-au-feu), em Portugal (cozido à portuguesa), e entre os judeus (o choulent).

Outra despedida é a nossa série sobre Londres, no especial da Olimpíada, que deixa a edição de agosto com gostinho de explorar ainda mais os sabores da capital inglesa. Aproveite para conhecer o restaurante Rules, com mais de 200 anos de vida e um exemplo de que a tradição culinária britânica se mantém firme e forte na cidade.

Um assunto que não poderia faltar na edição de agosto é o Salon du Chocolat, evento dedicado à iguaria que aconteceu em julho, na Bahia. A presença de autoridades estrangeiras no assunto, como o chocolateiro François Pralus e da especialista Chloé Doutre-Roussel, reacendeu a discussão sobre o cacau brasileiro e os caminhos possíveis para uma melhoria do produto, como a busca por um selo de origem.

Nossos goles etílicos ficam por conta da degustação de 15 rótulos de valpolicella ripasso, feitos com uma técnica para trazer mais complexidade aos famosos e mais vendidos vinhos do Vêneto. Ainda na Itália, não deixe de saber sobre a ascensão na qualidade dos rótulos da Sicília.

A edição ainda é recheada com novidades entre os produtos orgânicos; especial de presentes para a cozinha do pai gourmet; os sabores da noz-moscada em quatro receitas; o test drive de dez marcas de ketchup; a luta do porco monteiro para sobreviver no País; a entrevista com o produtor do Priorato, na Espanha, Raimon Castellví; um passeio pelos sabores da Aquitânia, berço do vinho, do foie gras e do macaron na França; a avaliação do restaurante paulistano Beato pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta; a visita ao bar Rock’n Cycles, em São Paulo; a performance de seis supercafeteiras domésticas testadas pela especialista em cafés Isabela Raposeiras, do Coffee Lab; e as preferências gastronômicas da cantora Fafá de Belém.

Para os leitores do blog, confira as novidades quentinhas de Paris, a reportagem sobre cozidos, a visita ao restaurante Rules, a entrevista de Raimon Castellví e o teste das supercafeteiras. Clique aqui e boa degustação!