Destaques-da-edicao

A Menu de setembro já está nas bancas!

Da redação da Menu

Qual é a cozinha paulista? Essa é uma pergunta corriqueira entre os moradores do Estado mais rico do País. Quem pesquisa mais a fundo o assunto, encontra respostas que esbarram na fronteira de Minas Gerais, onde os sabores do porco, do feijão e do milho são compartilhados pelos dois estados. Pratos que fazem parte do receituário paulista, do interior ao litoral, estão nas páginas da Menu de setembro. As receitas escolhidas para ilustrar a reportagem são da chef Angelita Gonzaga, do restaurante paulistano Garimpos do Interior.

A edição de setembro também mostra a preocupação cada vez mais crescente de chefs com a estética do prato. Um dos grandes favoráveis à união da gastronomia com arte é Andoni Luiz Aduriz, chef estrelado restaurante espanhol Mugaritz, que conversou com a Menu. No Brasil, um dos restaurantes que levam a sério o assunto é o paulistano Clos de Tapas, sob o comando dos chefs Ligia Karazawa e Raúl Jiménez. A dupla preparou cinco receitas para agraciar os olhos e o paladar, como o bloody beef (fraldinha tipo kobe com caldo de carne reduzido e suco de beterraba). Confira também a agenda de encontros entre chefs e artistas plásticos que o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove até novembro.

Enquanto os chefs ganham cada vez mais destaque pelo seu trabalho, os garçons e maîtres são deixados de lado nessa ascensão do mercado gastronômico. São poucos os restaurantes que sabem valorizar o serviço de salão. Um deles é o La Casserole, em São Paulo, que mostra o preparo do steak tartare, da truta com amêndoas, do pernil de cordeiro e feijão-branco e dos crepes suzettes, todos finalizados aos olhos do cliente.

A Menu ainda fala sobre as comemorações do Ano de Portugal no Brasil; traz as receitas com banana-ouro da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca; mostra as comidas de rua de Istambul; apresenta a degustação às cegas de dez marcas de salame tipo italiano e de 18 vinhos elaborados com a aromática uva gewürztraminer; entrevista o enólogo norte-americano Paul Hobbs, que critica o Brasil e a China; e revela a volta por cima do café robusta.

Os leitores do blog conferem a coluna Etiqueta, de Vanessa Barone, as novidades de Paris, por Daniela Fernandes, as reportagens sobre o serviço de salão e o potencial do terroir libanês, a crítica do casal Romeu e Julieta ao restaurante Goshala, e a divertida entrevista com Paulo Tiefenthaler, apresentador do programa de tevê Larica Total. Clique aqui e boa degustação!