Cultura

Memórias da culinária paulista

A casa-sede da Fazenda Capoava, em Itu, a 100 km de São Paulo

Por Pedro Marques (texto e fotos)

Há cerca de 100 km de São Paulo, na cidade de Itu, a Fazenda Capoava inaugura nesta quarta-feira (5/9) o Espaço Memória, um memorial que, de fato, funciona como um pequeno museu dedicado à memória da gastronomia paulista. O destaque é uma máquina usada para o beneficiamento de café da década de 30 completa, com todas as peças e até a roda d’água e suas engrenagens, que podem ser vistas através de um piso de vidro. Desativada, o funcionamento da máquina é desvendado por vídeos e animações 3D em um terminal instalado dentro do memorial.

Além da bem preservada máquina de café, o memorial traz vários objetos usados nas casas e cozinhas das fazendas paulistas, como moedores de café, panelas, potes, ferros de passar e máquinas de costura. O mais interessante, porém, são as receitas que pertencem a três gerações da família Almeida Prado, atual proprietária da Fazenda Capoava. Elas vêm dos registros de dona Lucy de Andrade, mãe de Paulo Almeida Prado (atual dono da Capoava) e de dona Custódia Leopoldina de Oliveira, irmã de Bento Quirino dos Santos, personagem da história da cidade de Campinas que teve bastante destaque por sua atuação junto ao Partido Republicano durante a época de produção de café da região. Algumas receitas foram reproduzidas em painéis que exibem a primorosa caligrafia usada nos cadernos.

De acordo com os responsáveis pela fazenda, a ideia é resgatar algumas das receitas e prepará-las no restaurante da Fazenda Capoava, que deverá ser reformado e ampliado nos próximos meses. Com a reforma, o cardápio do restaurante também será revisado com a ajuda do chef Felipe Ribenboim, que atualmente trabalha na empresa Base 7 com projetos culturais relacionados a gastronomia. A Base 7 também foi a responsável pela curadoria e montagem do Espaço Memória.

Apesar de funcionar como hotel-fazenda e fazer parte da associação Roteiros de Charme,  a Capoava receberá grupos que fizerem reservas antecipadas às terças, quintas e sábados para visitas guiadas ao Espaço Memória. Os hóspedes do hotel têm acesso livre ao espaço.

Fazenda Capoava

km 89,9 da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (acesso pela saída 59 da rodovia dos Bandeirantes)

(11) 2118-4100 – entrada gratuita

www.fazendacapoava.com.br