Cultura

O dia da grenache

Roman Bratasiuk, proprietário da vinícola australiana Clarendon Hills, em seu vinhedo de grenache

Por Suzana Barelli

Desconhecida da grande maioria dos consumidores de vinho, a grenache é a uva mais plantada no mundo. Importante cepa da Espanha, seu país de origem, e do sul da França, a uva tem até um dia para chamar de seu. Em 2012, a data é comemorada hoje, dia 21, sexta-feira.

A data foi criada em 2010 durante o Grenache Symposium, evento que discutiu o futuro da cepa no mundo. A ideia é que, pelo menos uma vez por ano, diversos eventos mundo afora chamem a atençao para a uva que dá origem, entre outros, ao Châteauneuf-du-Pape. E, claro, incentivem o seu consumo. O dia varia ano a ano e a proposta é que a comemoração seja realizada em data próxima ao início da primavera.

Assim, o convite dos produtores é que hoje os consumidores escolham um grenache para degustar, e não precisa ser um vinho espanhol ou francês. A Austrália, por exemplo, é um país que elabora bons tintos com a cepa. Por aqui, diversas importadoras de vinho estão fazendo ações em restaurantes, para incentivar o consumo destes vinhos.

A grenache, ainda, não é a única uva a ter o seu dia. A Argentina também promove o Malbec Day, com eventos em várias cidades mundo afora. Em 2012, o dia do Malbec foi comemorado em 17 de abril.