Destaques-da-edicao

A Menu de outubro está nas bancas!

Menu Edição 167Da redação da Menu

Hoje, a obesidade infantil é um dos principais problemas dos pimpolhos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso. Neste Mês das Crianças, a Menu foi justamente buscar escolas brasileiras, públicas e privadas, que não se limitam a dar aulas de português e matemática aos pequenos, e ensinam o que é uma alimentação saudável. Entre as atividades, as crianças plantam temperos e legumes orgânicos e depois cozinham com esses ingredientes. É um jeito de mostrar que a comida não vem pronta e as frutas não “nascem” cortadas em pedaços. E de preparar os pequenos a se alimentar melhor no futuro.

A cada dois anos, outubro também é o mês em que nós brasileiros escolhemos nossos governantes. Desta vez, milhares de eleitores vão escolher os candidatos que consideram ser os mais bem preparados para ocupar os cargos de prefeito e vereador e administrar suas cidades. Em São Paulo, a comida – no caso, aquela feita nas ruas – entra em pauta. Em nome de um controle sanitário mais rígido, Gilberto Kassab (PSD), o atual prefeito da capital paulista, endureceu as regras e impediu que muitos ambulantes oferecessem quitutes em suas barraquinhas, como espetinhos e os sanduíches de pernil e calabresa das portas dos estádios. A Menu ouviu os principais candidatos a prefeito para saber o que eles pensam do tema e se pretendem legalizar os ambulantes

A comida portuguesa, por outro lado, está liberada no Ano de Portugal no Brasil. Para celebrar a integração entre os dois países, vários restaurantes organizarão eventos para mostrar que a comida dos patrícios não é só bacalhau, azeitonas, sardinhas e pastéis de nata. Antes que esses eventos comecem, porém, você já pode ficar de olho em cinco chefs que estão se destacando nas mesas lusitanas e devem dar o ar da graça por aqui nos próximos meses.

A Menu de outubro traz também a história da maniçoba, a “feijoada” dos índios da Amazônia; receitas com pimentões verdes, vermelhos e amarelos de autoria do chef Cássio Machado, do restaurante Carmem Di Granato; e as degustações de vinhos de Bordeaux da ótima safra de 2009 e de dez marcas de quindins para adoçar a boca. Confira nas bancas!

Aqui no blog, você pode degustar algumas reportagens desta edição, como a de comida de rua, a degustação dos tintos de Bordeaux, o texto que mostra as semelhanças para elaborar o café e o vinho e a coluna sobre Paris. Boa leitura!