Cultura

Queijos artesanais podem ser liberados no Brasil

Queijos artesanais de Minas Gerais / crédito: Divulgação

Produção de queijos artesanais, como os produzidos na Serra da Canastra e no Serro (MG), podem ser liberados em todo o Brasil

Por Pedro Marques

A produção de queijos artesanais feitos com leite cru pode em breve ser regulamentada no Brasil. Na segunda semana de outubro, técnicos do Ministério da Agricultura e representantes dos produtores de leite e derivados devem se reunir para definir uma agenda para a implantação de políticas públicas para os produtores artesanais.

Atualmente, a Instrução Normativa nº 57 já permite a produção de queijos artesanais feitos com leite cru e maturados por um período inferior a 60 dias. A produção, porém, só é liberada em queijarias localizadas em regiões de indicação geográfica certificada ou tradicionalmente reconhecida (como no caso dos queijos da Canastra e do Serro).

A reunião de técnicos do Ministério e os representantes tem o objetivo de revisar essa Instrução Normativa e estabelecer um novo marco regulatório para a fabricação e comercialização de produtos artesanais, em âmbito nacional. A coordenação das atividades será feita pela Câmara Setorial do leite e Derivados.

A Menu entrou em contato com o Ministério da Agricultura, que informou que a reunião deverá acontecer no próximo dia 22, mas evitou confirmar a data. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Enio Marques, também só irá se pronunciar sobre o assunto após a primeira reunião.