Bebida

Vinho de sexta

O enólogo Paulo Laureano, dono da vinícola portuguesa que leva seu nome / crédito: Divulgação

Por Suzana Barelli

O enólogo português Paulo Laureano está no Brasil nesta semana para o lançamento de seu primeiro espumante. Elaborado com as uvas esgana cão e arinto, a bebida surpreende por aliar notas aromáticas de tosta, pão e frutas secas (esperados nos bons espumantes), com a boa cremosidade e presença em boca e, principalmente, com um inesperado frescor. Batizado de Paulo Laureano Espumante DOC Bucelas Branco 2006, o espumante foi elaborado apenas com uvas da safra de 2006 e ficou em contato com as leveduras, nas garrafas, por mais de 50 meses, até o início deste ano.

Laureano explica que o frescor, principalmente, e a cremosidade são características da esgana cão, variedade que predomina no blend. A arinto é usada mais por exigência da legislação de Bucelas, que obriga a presença desta uva nos espumantes, do que desejo do enólogo. ” É a esgana cão que molda este vinho. Mas é uma variedade que precisa de tempo, por isso só estou lançando o 2006 agora”, conta Laureano.

As uvas para este espumante vem de 6 hectares de vinhedos. Em 2006, foram elaboradas 3.300 garrafas deste espumante e a meta é chegar a 6 mil garrafas por ano, no futuro próximo. Encantando com as borbulhas, Laureano planeja lançar o espumante em todas as safras.

O Paulo Laureano Espumante DOC Bucelas Branco 2006 custa R$ 113,20, na Adega Alentejana (www.adegaalentejana.com)