Destaques-da-edicao

A Menu de novembro já está nas bancas!

Da redação da Menu

É tempo de festa! Em novembro, a Menu celebra duas importantes datas: seus 14 anos e os 40 anos de Editora Três.

Para essa edição especial, convidamos o leitor a relembrar importantes acontecimentos da gastronomia nos últimos 40 anos. Quais eram os pratos mais comuns nas festas dos anos 1970, quando a Editora Três estava nascendo? E nos dias de hoje, quais são as boas pedidas nas celebrações? A principal reportagem da Menu mostra uma retrospectiva das comidas e bebidas de sucesso nas festas das últimas cinco décadas: 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Coube a Tetê Mota e Andrea Rinzler, do Buffet Rinzler, em São Paulo, preparar cada um dos cardápios. Outros banqueteiros conceituados, como Adriana Cymes, Charlô Whately, Viko Tangoda e Nina Horta, também deram seu depoimento ao repórter Pedro Marques sobre as comemorações da época.

Outra data importante que marcou a história da gastronomia em 1972 foi o nascimento da nouvelle cuisine. O nome dado ao movimento, que revolucionou a cozinha francesa, foi cunhado pela primeira vez naquele ano por Fernand Point e consolidado por chefs como Paul Bocuse, Alain Chapel e os irmãos Jean e Pierre Troisgros. Para mostrar o estilo minimalista marcado pela nouvelle cuisine, o chef Wagner Resende, do restaurante Chef Rouge, em São Paulo, ensina cinco receitas, como o salmão assado com bombom de azedinha.

Se tirarmos os olhos do passado e nos projetarmos para o futuro, como será a gastronomia daqui a 14 e a 40 anos? Essa pergunta foi feita a chefs e especialistas em alimentação, que fizeram suas apostas para o cenário mundial. Hortas em centros urbanos, individualização das refeições e alimentos para prevenir problemas de saúde estão entre as sugestões, que o leitor confere na reportagem da jornalista Cristiana Couto.

E a Menu ganhou um ótimo presente nesta edição: a coluna Doce Mundo, da doceira Patricia Schmidt. Brasileira radicada em Barcelona, na Espanha, ela trabalha na renomada confeitaria Escribà e sempre está em busca de deliciosos endereços pelo mundo, que compartilhará mensalmente com nossos leitores.

Ainda em comemoração aos aniversários da Editora Três e da Menu, 14 renomados chefs de cozinha do Brasil sugeriram 40 livros indispensáveis em suas carreiras – uma boa chance para o leitor aperfeiçoar os conhecimentos gastronômicos e ampliar a biblioteca. No caderno Mundovinho, a degustação mensal da Menu contou com 14 rótulos de Jerez, o clássico do Sul da Espanha, e especialistas indicam rótulos brancos e tintos para serem abertos daqui a 40 anos, em 2052.

A edição também traz receitas fáceis com a brasileiríssima jabuticaba, dicas de utensílios para montar uma festa em casa, o test-drive de dez marcas de croissant, o balanço do evento Espaço Café Brasil e previsões para o consumo de cafés, a valorização das casas de farinha de Santa Catarina, a festa de Alain Ducasse para comemorar os 25 anos do restaurante Le Louis XV e a entrevista com o escritor Luiz Fernando Veríssimo sobre suas preferências culinárias.

Os leitores do blog conferem aqui as colunas Paris, de Daniela Fernandes e Doce Mundo, de Patricia Schmidt, a reportagem sobre a nouvelle cuisine, o test drive de croissant, a degustação de Jerez e os livros recomendados pelos chefs. E agradecemos sua companhia nesses anos de vida da Menu e da Editora Três!