Cultura

Nas férias com Camara Cascudo

Por Beatriz Marques

Quem estuda ou aprecia a cozinha brasileira já deve ter ouvido falar do folclorista Luis da Camara Cascudo (1898-1986). Ele é autor de uma das obras mais importantes sobre a nossa culinária: História da Alimentação no Brasil, hoje publicada pela Global Editora. Mas são poucos os corajosos que conseguem desbravar as 960 páginas do livro.

Para ajudar nessa tarefa, o Centro de Cultura Culinária Camara Cascudo, ONG voltada para a geração e difusão de conhecimentos sobre a culinária brasileira, oferece o curso “Camara Cascudo ao alcance de todos”, no Engenho Mocotó, em São Paulo.

Serão quatro aulas ministradas aos sábados (19/1, 26/1, 2/2 e 16/2), das 10h às 12h30, com os professores Leila Algranti (História, Unicamp), Carlos Alberto Dória (Sociologia, Unicamp), Paula Pinto e Silva (Antropologia, USP), Wanessa Asfora (História, USP) e Rafaela Basso (História, Unicamp).

O objetivo é levar o aluno a um domínio satisfatório sobre a culinária do País, segundo a visão de Camara Cascudo. Degustações e aromatizações também farão parte do curso, dividido em: erudição autoral e vocação universal da análise, avaliação das fontes utilizadas pelo autor e visão nacionalista/modernista da cozinha brasileira; cardápio indígena; dieta africana; e ementa portuguesa. O curso completo custa R$ 500 e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail centroculturaculinariac5@gmail.com

Engenho Mocotó

avenida Nossa senhora do Loreto, 1.100 – Vila Medeiros (veja no mapa)

(11) 2951-3056 – São Paulo – SP

engenhomocoto.blogspot.com.br