Destaques-da-edicao

A Menu de verão já está nas bancas!

Da redação da Menu

Em 2013 é quando o Brasil comemora a Temporada da Alemanha no País e, para aproveitar a festividade, a edição da Menu começa o ano trazendo as novidades da gastronomia germânica, que vai muito além do chucrute e do joelho de porco.

O chef alemão Heiko Grabolle, radicado em Florianópolis (SC), mostra aos leitores os sabores mais contemporâneos da cozinha alemã, como o currywurst (salsichas com curry e molho de tomate) e as ostras com bacon e pão, que ilustra nossa capa e combina com as altas temperaturas da estação.

A Menu também está de olho no Carnaval e convidou a chef Mariana Valentini, do Brodo Rotisseria, a preparar pratos para cada dia da folia – de sábado a Quarta-feira de Cinzas. As criações também acompanham bebidas indicadas para aproveitar bem o feriado e ainda aguentar o pique das festas, mas sem abrir mão do sabor.

Muito consumido no verão, o palmito em conserva foi o escolhido para o test drive desta edição. Versões de açaí, pupunha, palmeira-real e o polêmico juçara foram colocados à prova e degustados às cegas (sem ver a embalagem), com a participação da chef Ana Soares, da rotisseria Mesa III.

Ainda para curtir o calor, aproveite para conhecer o desempenho de 19 espumantes rosados, entre champanhes, cavas e outras variedades, na degustação mensal de vinhos da Menu. No caderno de vinhos, ainda falamos sobre as apostas da Viña Casablanca no Chile e a entrevista com Pio Boffa, dono da tradicional vinícola italiana Pio Cesare.

Outra degustação que refrescou os paladares da equipe da Menu foi a de 10 rótulos de cerveja do estilo Witbier, entre marcas nacionais, belgas, holandesas, italianas e espanholas. No clima da estação, saiba como preparar cinco drinques gelados com café, ensinados pelo barista Marco De la Roche.

Quem estiver de férias pelo Rio de Janeiro, não deixe de conferir a reportagem sobre os bares históricos da cidade, que fazem parte da cultura gastronômica do carioca. Ou de visitar o restaurante Brigite’s, no bairro do Leblon, que foi avaliado pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta.

A edição de verão da Menu ainda fala sobre a comemoração dos 80 anos do Mercadão de São Paulo; da inaguração do Instituto Paulo Martins, em Belém (PA); dos novos pratos do Kitanda Brasil, agora em Tiradentes (MG); e do documentário Brasil Orgânico, com lançamento marcado para fevereiro. Confira também as receitas com limão-siciliano, ingrediente da seção Tá Fresquinho, assinadas pelo chef Rildo Gonçalves; a visita ao bar paulistano Tatu Bola; e a entrevista com o paisagista Gilberto Elkis, que lançou um livro com texto do sommelier Manoel Beato.

Os leitores do blog conferem aqui as novidades de Paris com nossa colunista Daniela Fernandes, as dicas de Barcelona, as receitas para o Carnaval, a reportagem sobre o Pio Boffa e a degustação das cervejas Witbiers. Boa leitura!