Comidas

Donostia faz degustação de queijos artesanais brasileiros

Sheila Oliveira/Empório FotográficoMuitos dos queijos artesanais brasileiros ainda são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Como foi explicado na reportagem sobre os assunto na nossa edição de dezembro (Liberdade ainda que tardia, ed. 166), há vários entraves para a livre circulação desses produtos no País – o principal é a legislação, que impede a comercialização interestadual dos queijos feitos com leite cru.

Nesta quinta-feira, porém, o restaurante Donostia organiza uma degustação com quatro desses produtos bem brasileiros: o queijo minas da Serra da Canastra, o da Serra do Salitre, o queijo raclette mineira (foto) e o queijo Azul Gaúcho, feito com leite de ovelha na cidade de Viamão (RS). Também fazem parte do evento três queijos da culinária espanhola, especialidade do Donostia: o Manchego curado, o Tortal del Casar e o de cabra curado.

Bruno Cabral, chef do Donostia e mestre-queijeiro, será o responsável por explicar ao público um pouco da história e da produção desses queijos, bem como harmonizá-los com vinhos e suas possíveis combinações em receitas. A degustação sai por R$ 100 para quem comprar o convite antecipadamente ou R$ 120 para quem for ao restaurante sem reserva. Além dos queijos, a degustação inclui três taças de vinho, pães, azeite e geleias produzidas no próprio restaurante.

Donostia

rua Simão Álvares, 484 – Pinheiros

São Paulo – SP

(11) 3034 0996

www.donostia.com.br