Destaques-da-edicao

A Menu de março já está nas bancas!

Da redação da Menu

No final do mês de março acontece a tão celebrada Páscoa e o bacalhau é a pedida mais encontrada à mesa na data. Esse pescado ícone da cultura portuguesa virou unanimidade no Brasil. Mas será que há diferenças entre os dois países irmãos no preparo da iguaria? A Menu mostra as particularidades de cada um deles na reportagem que ilustra a capa desta edição. E para colocar a mão na massa, aproveite as quatro receitas preparadas por dois chefs brasileiros, Paulo Kotzent, do Santovino, e Leo Botto, do grupo Chez, ambos em São Paulo, e outras quatro criadas por profissionais lusitanos, Alexandre Silva, do Marmòris, no Alentejo, e Miguel Castro e Silva, do restaurante Largo, em Lisboa.

A Páscoa continua presente em nossa edição com a degustação de 13 rótulos de vinhos brancos e tintos portugueses harmonizados com duas receitas tradicionais de bacalhau: uma posta grelhada com batatas e alho e à Gomes de Sá, ambas preparadas no restaurante North Grill.

O chocolate, outro ingrediente abundante na Páscoa, é o foco da degustação de cervejas, onde apresentamos 10 garrafas de estilos como Fruit Lambic e Stout, que prometem harmonizar com maestria os preparos com o doce. E se a intenção é preparar os tradicionais ovos de Páscoa, não perca o test drive de dez marcas de chocolate para cobertura e confira o desempenho da prova às cegas com o chef Diego Lozano, da Escola de Confeitaria que leva seu nome, em São Paulo.

A Menu de  março ainda traz uma reportagem sobre os laboratórios de cozinha, espaço onde chefs conseguem fugir da rotina maçante dos restaurante e deixam o lado criativo fluir para pesquisar ingredientes e desenvolver novos pratos. Visitamos o Engenho Mocotó, em São Paulo, tocado pelos chefs Rodrigo Oliveira e Julier Mercier, e o LabOro, no Rio de Janeiro, criado pelo chef Felipe Bronze, do Oro Restaurante. Confira ainda a entrevista exclusiva com o chef Ferran Adrià sobre o seu elBulli Taller, a “oficina” em Barcelona de onde saíram diversas criações de seu restaurante e que ainda continua em pleno funcionamento mesmo depois do fechamento do elBulli.

Os internautas do blog conferem aqui as novidades de Paris, a coluna Doce Mundo com notícias de Barcelona, a reportagem sobre a febre dos novos utensílios e equipamentos para os amantes do café, o test drive de chocolate para cobertura e a avaliação do restaurante Domenico, em São Paulo, pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta. Boa degustação e feliz Páscoa!