Comidas

El Celler de Can Roca é eleito o melhor restaurante do mundo

O restaurante dos irmãos Roca lidera o ranking da revista "Restaurant"

Da Redação

Depois de três anos, um restaurante espanhol volta a ocupar o primeiro lugar na lista do 50 melhores restaurantes do mundo da revista britânica Restaurant. O escolhido para o topo do ranking deste ano foi o El Celler de Can Roca, dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, que fica em Girona (Catalunha) e em 2012 foi considerado o segundo melhor restaurante do mundo. O segundo lugar ficou com o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi – eleito o melhor nos anos de 2010, 2011 e 2012. Antes, entre 2005 e 2009, o título de melhor restaurante do mundo ficou com o lendário El Bulli, de Ferran Adrià.

O D.O.M, de Alex Atala, continua figurando no topo da lista, mas agora está em sexto lugar, caindo duas posições em relação a 2012. Já o Maní, que no ano passado era o 51º colocado, subiu cinco posições e agora está na 46ª posição, entre os 50 melhores. O restaurante da chef Roberta Sudbrack, no Rio de Janeiro, caiu da 71ª posição para a 80º.

Para os latino-americanos, uma surpresa foi o anúncio de um ranking que vai escolher os melhores restaurantes da região, o Latin America’s 50 Best Restaurants List. Esse é o segundo ranking regional da revista – o primeiro foi o da Ásia, que anunciou seus vencedores em fevereiro deste ano, em Cingapura.

O ranking das 50 melhores casas da América Latina será anunciado em 4 de setembro de 2013, em Lima (Peru). A região será dividida em “pedaços”: México e América Cental, norte da América do Sul, sul da América do Sul. O Brasil será uma região à parte. “As divisões foram criadas para representar a cena de restaurantes na América Latina da maneira mais justa possível neste momento”, informou a organização por meio de um comunicado oficial.

Veja a lista completa no site do evento.

1º El Celler de Can Roca – Girona (Espanha)

2º Noma – Copenhague (Dinamarca)

3º Osteria Francescana – Modena (Itália)

4º Mugaritz – San Sebastián (España)

5º Eleven Madison Park – Nova York (EUA)

6º D.O.M. – São Paulo (Brasil)

7º Dinner by Heston Blumenthal – Londres (Reino Unido)

8º Arzak – San Sebastián (España)

9º Steirereck – Viena (Áustria)

10º Vendôme – Bergisch Gladbach (Alemanha)