Menu testa: Panela de Pressão Elétrica Electrolux

30 abril, 2013  |  Menu Testa

A panela de pressão elétrica da Electrolux (clique para ampliar)


Por Pedro Marques

Todos os principais equipamentos de cozinha têm uma versão elétrica: chaleira, forno, cafeteira, grelha, entre outros. Agora é a vez da panela de pressão ganhar essa opção, com o recente lançamento da Electrolux. A Menu testou o produto e, resumidamente, dá para dizer que a panela cumpre o que promete, mas com um pouco de confusão.

O que mais chama a atenção no modelo, sem dúvida, é o design. De acabamento de aço escovado por fora, ela combina perfeitamente com cozinhas mais modernas. No painel da frente, poucos botões para selecionar as diferentes funções (pressão, refogar, cozinhar, aquecer) e um botão para definir o tempo de cozimento. Do lado de dentro, um recipiente revestido com teflon onde o cozimento de fato acontece.

Outro ponto forte da panela de pressão elétrica da Electrolux é a segurança. Apesar de as panelas de pressão convencionais serem seguras, muita gente ainda tem medo de que ela possa explodir. Na versão elétrica isso nem chega a ser um problema, já que o modelo tem sete dispositivos de segurança – de travas a válvulas – para evitar acidentes. Além disso, a panela só funciona com um timer e não há risco de deixar a panela ligada por mais tempo que o necessário.

Por outro lado, esses mecanismos de segurança podem confundir um pouco o cozinheiro nos primeiros usos da panela. Isso porque a válvula de pressão precisa estar na posição correta para que o cozimento por pressão comece. Como a válvula não trava em uma posição específica, pode levar um tempo para perceber que o cozimento por pressão não começou.

Superado esse pequeno contratempo, a panela de pressão elétrica se mostrou mais eficiente que o modelo convencional. A mesma quantidade de pedaços de rabo bovino para uma rabada (1,5 kg em cada panela) cozinhou pelo mesmo tempo. Após cerca de 2 horas de cozimento, porém, a rabada da panela elétrica estava bem macia, enquanto a carne cozida no modelo convencional ainda estava dura.

Uma explicação é que a panela elétrica tem dois modos de pressão – alta e baixa – porém o manual não deixa muito claro como usar esses modos e nem informa qual a pressão de fato em cada um desses modos. Embora não seja indispensável, seria interessante conhecer melhor o funcionamento da panela, até para escolher o modo de cocção para alguns alimentos. No caso de legumes e carnes mais macios, por exemplo, pode ser interessante cozinhar em baixa pressão, para não perder a textura.

De qualquer forma, o aparelho também funciona como panela elétrica convencional, útil para cozinhar e refogar outros alimentos. A única coisa que pode incomodar os consumidores é o preço sugerido, de R$ 399. Mas com tantos recursos, a panela acaba substituindo uma panela de pressão convencional e uma panela elétrica, então o preço pode ser justificado.

Ficha Técnica

Panela de Pressão Elétrica Chef Electrolux

Capacidade: 6 litros

Funções: aquecer, cozinhar, fritar, refogar, pressão

Voltagem: 110v ou 220v

Peso aproximado: 6 kg

Tamanho aproximado: 33,5 x 33,3 x 31,2 cm (altura x largura x profundidade)

Garantia: 12 meses

Preço: R$ 399


45 Comentários


  1. Oi, adorei a matéria feita por vocês!!!
    Tenho essa panela, mas ainda não consegui fazer nem o arroz sob pressão…
    Nao consigo entender o manual q por sinal é confuso demais e com isso não consigo colocar no modo pressão e nem fechar a tampa.
    Vocês poderiam explicar essa parte do fechamento da tampa e como colocar na função pressão???

    Um vídeo de como funciona essa panela com a receita simples de arroz seria uma ótima idéia rsrsrsrsrs

    Obrigado

    • simei teles da silva

      Olá, tudo bem pessoal interessado em adquirir esta maravilha de panela, sim maravilha porque o que eu ouvi falar de praticidade, qualidade e facilidade de manuseio, é simplesmente real, pois isto sim é uma boa panela de pressão, se serve de ajuda, não tenham dúvidas, comprei, cozinhei e adorei.

      Abraços.

    • Comprei a panela e estou usando pela primeira vez, fazendo feijão, rsrs, descobri que posso colocar bem menos água. Também tive dúvidas quanto ao manual, justamente no ajuste da pressão, alta ou baixa, mas enviei um email para o fabricante. Adorei a panela, agora vou tentar fazer uma piranha suína, vamos ver o que vai acontecer.

  2. Mary, é muito ruim quando a gente deixa pergunta num site e meses depois ninguém se deu ao trabalho de responder.
    Sou assinante da Menu e vendo o retorno nulo, desisti de deixar minha dúvida aqui…

  3. Caro Torres,
    na seção Menu Testa damos a nossa avaliação do produto e deixamos para os leitores conversarem sobre o mesmo. Como a dúvida da Mary refere-se ao funcionamento da máquina, recomendamos que procure diretamente o SAC da Eletrolux (http://www.electrolux.com.br/Support/Fale-Conosco/). Caso sua dúvida seja referente ao teste realizado, teremos o prazer em respondê-lo.
    Abraços!

  4. Agradeço a resposta e entendi o porquê de não terem respondido. Sendo assim, retiro o que disse.

    É que sempre vejo pessoas deixando dúvidas em sites e nenhuma resposta é dada, o que me leva a pensar no por quê ter uma seção para comentários, se ninguém vai dar algum retorno. Felizmente não é o caso de vocês.

    Sendo assim, a pergunta que eu ia fazer é sobre panelas elétricas de pressão, como essa da Electrolux. Vamos a ela:

    Como fizeram para deixar a rabada por 2 horas? Há essa opção na panela Electrolux ou tiveram que fazer em duas etapas de 60 minutos?

    É porque sempre vejo nas programações desse tipo de panela de pressão elétrica, tempo máximo em 90 minutos (acho que na To Go). Na Walita RI3103, por exemplo, pelo anel de regulagem, o limite seria de 60 minutos ligada direto.

    Estou querendo comprar uma e estou entre essa da Electrolux e a Walita. Vou comprar a que me der maior flexibilidade para o tempo de preparo.

    Um abraço.

  5. Um adendo.

    Tem certeza que foram 2 horas de cozimento? Nunca vi uma rabada demorar tanto pra cozinhar. Mesmo boi velho e criado em morro (tem a carne muito dura).

  6. Olá Torres, tudo bem?

    Segue a resposta do nosso repórter Pedro Marques, que realizou o teste:
    “Caro, Torres. Imagino que você tenha olhado a foto e visto que a panela só tem dois dígitos, o que não permite que a panela tenha um timer de 120 minutos. De fato, o tempo máximo da panela é de 90 minutos. Como abri a panela depois de uma hora para conferir o cozimento, pude colocar cozinhar por 2 horas, mesmo. A ideia não era ter uma rabada um pouco mais firme, e sim desmanchando completamente e saindo do osso com facilidade, por isso cozinhei a carne por 2 horas.”

    Qualquer outra dúvida, não hesite em nos procurar novamente!
    Abraços!

  7. gostaria de saber qual a diferença entre panela eletrica de presão eletrolux chef e a corsini minha irmã tem a chef e eu comprei a corsini agora estou em duvida a minha não chegou ainda estou preocupada de não ter as mesmas utilidades e funções aguardo resposta obrigada

  8. Acho que poderiam ter respondido a mary da medma forma que responderam o Torres. Nada justifica a a não resposta.

  9. Tatiana Kalil de Queiroz

    Interessantíssimo post, porém senti a falta de comentários sobre a função fritar. Vcs esqueceram de mencionar isso ou não testaram essa função? Porque o que torna a panela atraente ao meu ver é essas várias funções que o fabricante promete.

    Aguardo retorno. Obrigada!

    • Olá, Tatiana.
      Segue a resposta do nosso repórter Pedro Marques, que testou a panela:

      “A função fritar dessa panela é apenas para refogar alimentos e depois cozinhar os alimentos na pressão. Considero a função fritar útil para executar todo uma receita (feijão ou carne, por exemplo) na mesma panela, mas não é imprescindível para o equipamento.

      Abraço e obrigado por acompanhar a Menu,
      Pedro”

      Qualquer outra dúvida, entre em contato!

  10. Gostaria de saber se nesta panela eu consigo programar o tempo de inicio de cozimento, ex coloco a carne e programo para ela começar depois de uma hora o cozimento que duraria 40 minutos

    • Cara Mariangela.
      Você pode programá-la exatamente para o tempo de preparo desejado. Por exemplo: se quiser cozinhar por 40 minutos, precisa deixar programado esse tempo. Funciona exatamente como um timer.
      Abraços da equipe Menu

      • Acho que vc quis dizer se eu colocar para ligar daqui alguns minutos ou horas,Essa panela não faz isso , conforme entrei em contato com o sac.Se alguém já fez , por favor posta aqui.Só não compro essa panela pq não tem essa função.Abraços a todos

  11. Oi, queria saber qual das marcas de panela pressão elétrica é a melhor
    Walita ou eletrolux ???
    To muito indeciso em qual comprar , m ajudem por favor !!!!!

  12. gostaria de saber a medida certa de agua para meio kilo de feijao carioca

  13. Gostaria de saber se você consegue selar (fritar por fora) um pedaço de carne (para manter o suco da carne), antes de colocar para cozinhar na pressão. Ela chega a fritar ou só refoga como a da Walita.

    • Olá, Sonia.
      Recomendamos selar a carne em outra panela antes de colocá-la na panela de pressão. Caso tenha alguma dúvida, fale diretamente com o fabricante, que poderá fazer outras indicações.
      Abraços da equipe Menu

  14. Alguém sabe se a panela da electrolux tem timer, por exemplo pra receita iniciar o preparo às 17hs?

  15. Boa tarde, a função molho no display 00 piscando é normal? Pois não consigo programar o tempo na função molho. primeira vez usando a panela. Obrigada

  16. Olá! Qual o minimo( xícara) de arroz pode se fazer nessa panela? Tenho interesse no produto, mas seria somente para duas pessoas…. Agradeço se alguém puder responder.

  17. Ganhei uma panela eletrolux chef não sei usar como faço para cozinhar feijão? Ela cozinha um kilo? Quanto de água ponho?

  18. Comprei uma panela eletrica e não sei como cozinhar feijão …
    Coloco: óleo, alho e temperos antes de cozinhar?

  19. também concordo o Manuel e muito vago gostaria de mais explicação sobre como usala

  20. ola pra quem quer uma panela com timer, a da mondial tem e é tão boa quanto as outras, tenho uma ha uns 4 meses e uso direto! vi agora no manual que o preparo pode ser retardado ( rs) até 24h

    • bom dia,
      tenha essa panela mondial, mas ontem fui fazer uma receita, que nao usa agua somente coloquei tomate e cebola, e ficou com bastante agua e nao tem como deixar secando igual a uma panela de pressao normal.
      voce sabe como posso fazer isso?

  21. preciso de receitas, doida prá inovar na cozinha.

  22. Boa tarde!! Namorei um tempo essa panela eletrolux ate criar coragem para adquirir uma. Infelizmente não tive a mesma sorte que vocês, hoje vou testar a 3° panela que a loja trocou para mim, pois as anteriores o timer não fazia a contagem. Achei também que ela seca muito a água, por exemplo, eu usei o dobro de água que uso no fogão para cozinhar a carne bovina. Me senti frustada, pois esperava algo mais.

  23. Boa Noite,será q vcs podem me informar qual a diferença da panela elétrica e da panela eletronica?

  24. Hoje textei pela primeira vez a panela Cheff da Eletorlux, para cozinhar frango caipirinha, e me surpreendi, em 20minutos estava pronto e delicioso, pois antes do cozimento, você pode refogar o alimento.

  25. Alguém já fez arroz na panela de pressão Electrolux ? Favor passar pra mim como faz ?

  26. depois de pesquisar bastante comprei essa panela e estou satisfeita, só o manual que deixa a desejar.
    E tenho uma duvida, quando eu travo a panela para transporta-la, a tampa fica bamba, isso é normal?
    E a função molho e aquecer,não te programação no timmer?
    Obrigada.

  27. amigo comprei a panela electrolux 6 litros fui testar ela hj e nao esquenta,, sera que tem algum dispositivo para destravar pois ela liga e acende normal programa mas nao da o pontapé inicial ou seja a sua resistencia nao esquenta me ajudeeeee

Comente

Comment moderation is enabled, no need to resubmit any comments posted.