Acontece

O projeto dos sonhos dos irmãos Roca

Da redação da Menu

A nossa colunista Patricia Schmidt escreveu na edição de abril da Menu sobre o “El Somni”, novo projeto dos irmãos Roca, que acabaram de conquistar o primeiro lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo pelo restaurante espanhol El Celler de Can Roca. Confira a seguir o texto na íntegra.

Projeção da gastro-ópera El Somni, novo projeto dos irmãos Roca

O sonho dos irmãos Roca

Por Patricia Schmidt

Inventividade é o que não falta aos chefs espanhóis Joan, Josep e Jordi Roca, do restaurante estrelado El Celler de Can Roca, em Girona. No último projeto do trio, batizado de El Somni (o sonho, em catalão), parece que a palavra encontrou sua melhor definição.

Marcado para acontecer em caráter experimental no Claustro de L’Arts Santa Monica, em Barcelona, no dia 6 de maio, o El Somni é uma gastro-ópera que já vem sendo pensada pelos Roca desde 2006.

Assim como o espetáculo musical, está dividido em prelúdio e em 12 atos, cada um com 12 pratos, 12 músicas, 12 vinhos e 12 seletos comensais em uma mesa redonda de 2,40 metros, onde serão projetadas imagens sobre os pratos e nas telas que circundam a mesa. Cada ato tem uma música composta por uma pessoa diferente do mundo da ópera e as caixas de som estão posicionadas para criar uma atmosfera e uma dimensão sonora energética.

Em parceria com a produtora Mediapro, o artista audiovisual Franc Aleu e apoio da prefeitura de Barcelona, o projeto teve como inspiração os banquetes do grande chef francês François Vatel (1631-1671) e como fio condutor o “Jogo de Cartas de Barcelona”, do próprio Aleu, com 250 imagens ou poemas visuais. Conceitos como morte, abraço, lua, romance e guerra estão presentes para potencializar a criatividade dos chefs.

Nessa história interativa, onde se misturam música, poesia e pintura com ferramentas gastronômicas do século 21, os Roca buscam comtemplar uma sinfonia de emoções.

Entre os pratos esperados para o El Somni está a lua, com uma face de trufa branca e outra negra, acompanhada do vinho de Lanzarote de uma barrica de 1881, feito nas Ilhas Canárias, que nasce de uma cepa sobre cinzas. Outras criações inusitadas prometidas são a glória (sorvete de levain com lichia e macarons de vinagre balsâmico) e a morte (parmentier de batata lilás com tutano e caviar, incenso e flor de malva),

Se o El Somni se realizar, a ideia é que os próximos aconteçam em diferentes lugares. E no futuro, os Roca pretendem abrir um espaço dentro do Celler para este sonho.

Conheça o projeto no site www.elsomni.cat