Destaques-da-edicao

A Menu de maio já está nas bancas!

Da redação da Menu

Os ingredientes fermentados, que normalmente passam despercebidos na nossa alimentação, são grandes aliados na hora de proporcionar novos sabores na cozinha. Queijo, soja, feijão e carne fazem parte de uma lista infindável de produtos que se transformam depois de passar pela ação de bactérias. Conhecer o potencial de alguns deles, que fazem parte das cozinhas asiática e do Oriente Médio, foi a proposta da reportagem de capa da Menu de maio. Conduzida pelo repórter Pedro Marques, a matéria traz receitas com missô (pasta de soja fermentada), douchi (pasta de feijão preto fermentado) e kimchi (acelga apimentada e fermentada), assinadas pelo chef Adriano Kanashiro, do restaurante paulistano Momotaro. E, na porção do Oriente Médio, a chef Leila Kuczynski, do restaurante Arábia, também em São Paulo, apresenta receitas com três versões de coalhada: seca, fresca e em farinha. Confira também a entrevista com o especialista em fermentação, Sandor Katz, que publicou um livro sobre o assunto e tem presença garantida no MAD Symposium, evento realizado na Dinamarca pelo chef René Redzepi.

A edição de maio também mostra a riqueza de sabores de Belém do Pará, que se tornou a capital gastronômica de quem busca os ingredientes amazônicos. A repórter Cintia Oliveira esteve na cidade acompanhando o Festival Ver-o-Peso, um dos mais importantes da porção Norte do País, e fez um delicioso relato sobre as iguarias da região.

Com novo visual, o caderno de vinhos da Menu, assinado pela editora de vinhos Suzana Barelli, traz a degustação de 15 rótulos da safra 2010 do Cone Sul; as reportagens sobre os vinhos de exceção da chilena Viña Vestiquero e sobre o vinhedo mais alto do mundo, a 3.111 metros de altura na Cordilheira dos Andes, conduzido pela vinícola Colomé.

Entre as cervejas, o destaque da degustação deste mês vai para as chamadas cervejas Sour, de acidez pronunciada. Ainda falando de bebidas, não deixe de conhecer o test drive de dez marcas de leite integral, com a participação da barista Tabatha Creazo, do paulistano Octávio Café, e a luta de produtores brasileiros que buscam uma denominação de origem para seus cafés especiais.

Outra luta abordada na Menu é pela sobrevivência do Campo Redondo, queijo parmesão feito na Serra da Mantiqueira com leite cru. Conheça sua produção e potencial na cozinha, com as receitas do chef Gustavo Young, do restaurante paulistano Bagatelle.

Acompanhe ainda na edição a discussão sobre os preços praticados em São Paulo, em entrevista com uma das criadoras do site BoicotaSP, Camila Kintzel; a chegada do atum bluefin da Espanha direto para restaurantes paulistanos; a horta orgânica no topo do Shopping Eldorado, em São Paulo; as receitas com cará assinadas pelo chef André Falcão, do restaurante La Pasta Galleria, em Recife; as dicas de utensílios para montar uma mesa oriental; a avaliação do restaurante paulistano Tian pelo casal de críticos anônimo Romeu & Julieta; a visita ao Rouge Bar à Vin, bar voltado para o vinho e com cardápio da chef consultora Ana Soares; e os sabores açucarados da infância da apresentadora Laura Wie.

Os leitores do blog conferem aqui as novidades quentinhas de Paris, pela colunista Daniela Fernandes; a coluna Doce Mundo, de Patricia Schmidt, que fala do restaurante romano Assunta Madre e do novo nipo-peruano Pakta, dos irmãos Adrià, em Barcelona; a reportagem sobre o Campo Redondo, o test drive de leite integral e sobre o vinhedo da argentina Colomé. Boa leitura!