Destaques-da-edicao

A Menu de junho já está nas bancas!

Da redação da Menu

Em época das festas juninas, o amendoim vira o protagonista de guloseimas como pé de moleque e paçoca, que reinam nas barraquinhas das quermesses. Mas quando acabam as festividades, o ingrediente é pouco explorado em outras criações gastronômicas e se restringe ao tira-gosto de bar. Mostrar a versatilidade do amendoim, em receitas doces e salgadas, é o tema da capa da Menu de junho, que acaba de chegar às bancas.  Os pratos da reportagem são assinados pelo chef pâtissier Arnor Porto, do Hotel Emiliano, e pela chef Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça, ambos em São Paulo.

Outro ingrediente que também é bastante visto nas guloseimas das festas juninas é o coco ralado – uma das bases do tradicional quindim. Dez marcas de versões industrializadas, natural e adoçada, foram colocadas à prova na degustação às cegas para a seção Test Drive, que contou com a participação da professora de confeitaria do Senac São Paulo, Samara Trevisan Coelho. A especialista ensina a fazer outra guloseima típica com o coco: a queijadinha.

A edição também convida o leitor a conhecer a Fazenda da Toca, voltada para produção de alimentos orgânicos no interior paulista e que tem como donos Pedro Paulo Diniz, o ex-piloto de Fórmula 1 e filho de Abílio Diniz, e sua mulher Tatiane.

E não é de hoje que a gastronomia brasileira chama a atenção dos estrangeiros. O sociólogo Carlos Alberto Dória mostra como era o olhar de importantes cozinheiros europeus dos séculos 19 e 20 sobre a nossa culinária. E para interpretar as receitas “à moda brasileira”, convidamos o chef Marcelo Correa Bastos, do restaurante paulistano Jiquitaia.

No mês em que acontece a estreia da Copa das Confederações, aproveite para saber mais sobre o bolinho de bacalhau, uma das delícias típicas dos bares e restaurantes do Rio de Janeiro, uma das cidades-sede da competição.

No caderno de vinhos, acompanhe as reportagens sobre a Expovinis, sobre as tendências entre brancos e tintos de Portugal, a partir de degustações que aconteceram no País e a degustação de 15 rótulos feitos com a cabernet franc, entre vinhos do Novo e do Velho Mundo.

Ainda falando em bebidas, veja o resultado da degustação de dez rótulos de cerveja Stout, a reportagem sobre as cafeteiras preferidas pelos baristas no exterior e a visita ao bar Casa de Maria Madalena.

A visita do casal de críticos anônimos, Romeu e Julieta, ao restaurante Ecully, as dicas de guardanapos para enfeitar a mesa, as novidades do mundo orgânico e de livros que acabaram de chegar ao mercado, e a entrevista com o humorista Victor Leal, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, fecham a saborosa edição de junho.

Os leitores do blog podem antecipar a leitura da Menu aqui, onde conferem as notícias quentinhas de Paris com a colunista Daniela Fernandes, as dicas de restaurantes em Roma e em Barcelona na coluna de Patricia Schmidt, a reportagem sobre a Expovinis e sobre as cafeterias preferidas pelos baristas no exterior. Boa leitura!