Bebida

Menu Testa: Cafeteira Nespresso Maestria

A Maestria, nova máquina da Nespresso

por Pedro Marques

Recentemente, a Nespresso ampliou sua linha de cafeteiras no Brasil e trouxe mais dois modelos: a Maestria e sua versão maior, a Gran Maestria. A Menu teve a oportunidade de testar a Maestria, que chega ao País somente na cor vermelha (a versão maior vem na cor cinza, com aquecedor de xícaras e jarra para leite). Com reservatório de água de 1,4 litro e capacidade para armazenar até 14 cápsulas, a cafeteira traz como diferencial o vaporizador de leite, para quem quer brincar de barista e preparar receitas como cappuccino e latte macchiato.

O vaporizador é do mesmo tipo encontrado em máquinas profissionais e, para fazer uma boa espuma de leite, é ideal ter uma jarrinha de inox e usar leite bem gelado. A diferença fica na operação: o vaporizador fica do lado direito da máquina, enquanto a alavanca usada para liberar o vapor fica do lado esquerdo. Esse posicionamento é funcional e reduz o risco de acidentes. Apesar de o funcionamento ser simples, o manual não ensina como obter um bom resultado ao tirar a espuma (usar a jarra de inox para colocar o leite e movimentar o vaporizador dentro dela) e se resume a explicar como a máquina funciona.

Fora isso, o funcionamento da máquina é bastante intuitivo: coloque água no reservatório, ligue a máquina, coloque a cápsula no compartimento, feche e selecione a quantidade desejada. A cafeteira vem com dois botões: um para tirar espressos e outro para lungos, e cada botão tem uma regulagem da quantidade de café extraída (de 25 ml a 60 ml para os espressos e de 70 ml a 150 ml para os lungos).

O tempo de aquecimento da máquina não é instantâneo, mas é relativamente rápido (14 segundos, segundo a empresa). E um toque inteligente é que a cafeteira se desliga automaticamente depois de um tempo de uso, economizando energia.

O que mais chama a atenção na Maestria, porém, é seu visual, de estética retrô e alguns toques modernos, com várias formas arredondadas, que casa bem com outros acessórios para cozinha. O preço (cerca de R$ 1.300) e a grande capacidade da cafeteira (14 cápsulas), no entanto, indicam que ela deve encontrar mais espaço em pequenos escritórios e pontos comerciais do que nas residências.

Cafeteira Espresso Maestria

Capacidade: 1,4 litro

Funções: espresso, lungo e vaporizador

Voltagem: modelos de 110v ou 220v

Peso aproximado: 5,5 kg

Garantia: 12 meses

Preço: R$ 1.295

www.nespresso.com.br