Destaques-da-edicao

A Menu de julho já está nas bancas!

Da redação da Menu

Logo que chega o inverno, aparece aquela irresistível vontade de tomar uma sopa encorpada, para acalentar a alma. E para proporcionar novos sabores para estação, a Menu traz na reportagem de capa da edição de julho receitas exóticas de sopas, que são apreciadas na Ásia e na Europa,  e que tem tudo para cair no gosto do brasileiro.

Uma delas é a sopa de cordeiro e legumes, de influência portuguesa, preparada pelo chef Salvatore Loi, do restaurante Girrarosto, em São Paulo, que ilustra nossa capa. O chef italiano ainda ensina a fazer a sopa espanhola de queijo manchego  e a zuppa alla pavese, típica da Itália. A porção asiática da reportagem ficou por conta de Shin Koike, chef dos restaurantes Aizomê e Sakagura A1, também em São Paulo. Ele apresenta as receitas de curry verde tailandês, o phò vietnamita e o yosenabe de frutos do mar – este está sendo oferecido no festival de ensopados do Sakagura A1.

A estação continua em alta na revista com as nossas degustações às cegas (sem conhecer as marcas de produtos comprados no mercado):  de 18 rótulos de vinhos sicilianos, que demonstra o renascimento vitivinícola da região italiana; de 10 cervejas Bock, estilo que é bem difundido no inverno; e de 10 marcas de mussarela, queijo popular na pizza e em lanches.

Para saborear sem culpa, a edição apresenta o cacau catongo, variedade albina que promete ser o grande destaque da produção brasileira de chocolate fino. Cultivado na Bahia pela fazenda Lajedo do Ouro, o cacau chegou às mãos da chef Carole Crema, do La Vie e se transformou em deliciosas receitas com chocolate, que ela prepara para os leitores da Menu.

Falando em mudança do tempo, outro tema de extrema importância é o aquecimento global, que vem afetando as produções de cafés especiais. Saiba na reportagem quais são os estudos realizados e como os produtores do grão estão reagindo para não perder suas plantações.

A Menu de julho ainda traz as novidades da Bio Brazil Fair, feira de orgânicos que aconteceu no final de junho, em São Paulo; a exposição sobre alimentação Penso Como Penso, no Sesc Pompeia; as dicas de utensílios para equipar a cozinha no inverno; a versatilidade da batata-doce em 4 receitas dos chefs Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí, e de Simone Bert, do Wanchako, ambos em Maceió (AL); a história do doce cartola, típico de Pernambuco, na série Copa na Cozinha; a entrevista com o enólogo argentino Marcelo Pelleriti, da francesa Pére-Vergé; a avaliação do restaurante paulistano Ella. pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta; os sabores brasileiros do paulistano Chef Rouge na seção Quentinhas; a avaliação do Bee.W Hostel Bar, em São Paulo; as colunas de Roberto Fonseca sobre cervejas e de Manuel Luz sobre vinhos; as novidades em livros de gastronomia na seção Estante; e a ligação entre comida e arte no trabalho do artista plástico Gustavo Rosa, na seção Eu Gosto.

Os leitores do blog conferem aqui a coluna Doce Mundo, de Patricia Schmidt, sobre os restaurantes Alkimia e Moments, em Barcelona; a coluna Paris, de Daniela Fernandes, sobre os famosos terraços para curtir o verão por lá; a seção Orgânicos, por Giselle Paulino; e a reportagem sobre as feiras de vinhos, por Suzana Barelli. A Menu também está disponível na íntegra em tablets, na Apple Store e no Google Play. Boa leitura e aproveite a estação!