Comidas

Os chefs e a partida

Por Cintia Oliveira

Por que você partiu? A pergunta serve como fio condutor do documentário dirigido pelo francês Eric Belhassen, que estreia nos cinemas nesta sexta-feira (16/08). O filme narra a trajetória de seis renomados chefs franceses – Laurent Suaudeau, Erick Jacquin, Emmanuel Bassoleil, Frédéric Monnier, Alain Uzan e Roland Villard – que deixaram sua terra natal e ganharam notoriedade no Brasil.

Embora o filme seja protagonizado por chefs, a gastronomia serve apenas como pano de fundo. O roteiro tem certo caráter autobiográfico do diretor, já que Belhassen, assim como os chefs, deixou sua terra natal há 15 anos e veio morar no Brasil.

Cada um dos personagens tem um motivo oficial para ter vindo ao Brasil. Porém, para fazer criar um contraponto com a fala dos chefs, o diretor percorreu a França para obter o depoimento de seus familiares. E aproveitou para entrevistar também seus próprios pais.

A dificuldade em entender o idioma, os hábitos dos clientes brasileiros, o desafio de trabalhar com ingredientes locais, além dos golpes e problemas financeiros pelos quais alguns deles passaram no País são os temas abordados durante o filme. Entretanto, tudo isso poderia ser definido com uma palavra, sem tradução para o francês: saudade.

O diretor conseguiu relatos emocionantes como, por exemplo, de Jeannine Monnier, mãe de Frédéric Monnier, que se emociona diante das câmeras ao falar da saudade de seu filho. Mas quem rouba a cena é Simone Jacquin, mãe de Erick Jacquin. Com humor ácido – está aí a herança do chef -, ela fala sobre o excesso de peso do filho.

O documentário, que foi produzido sem leis de incentivo do governo (algo que o diretor ressalta no início do filme), estará em cartaz em três salas no País: Reserva Cultural, Espaço Itaú de Cinemas – Frei Caneca, ambos em São Paulo, além do Espaço Itaú de Cinemas Rio de Janeiro.

Por que você partiu?

Direção: Eric Belhassen

Distribuição: Imovision

www.imovision.com.br

Reserva Cultural

avenida Paulista, 900 – Bela Vista (veja no mapa)

(11) 3287- 3529 – São Paulo – SP

www.reservacultural.com.br

Espaço Itaú de Cinema

www.itaucinemas.com.br