Destaques-da-edicao

A Menu de outubro já está nas bancas!

Da redação da Menu

No mês em que comemoramos o Dia das Crianças, nada melhor do que brincar com o nosso paladar. Por isso, a Menu de outubro convida os leitores a arriscar novas combinações à mesa, a partir de estudos de perfis de sabor – empresas especializadas analisam quimicamente cada ingrediente para propor harmonizações inesperadas. Você já imaginou que um peixe defumado pode ficar delicioso com chocolate amargo? E que um smoothie de morango, que ilustra nossa capa, vai bem com coentro? Esses são alguns casamentos que o chef Andre Mifano, do restaurante paulistano Vito, oferece aos nossos leitores nessa edição.

O Dia das Crianças ainda é lembrado na seção Na Sacola, com dicas de utensílios de cozinha inspirados em personagens infantis, e no Test Drive de cookies industrializados, onde avaliamos às cegas 10 marcas do biscoito, com a participação dos professores Marcelo Malta e Dario Vianna, da faculdade de gastronomia da FMU, em São Paulo.

Os molhos de pimenta artesanais também são tema de reportagem da Menu. Os temperos, que levam ingredientes nacionais na receita, conquistaram um público fiel, apreciador de aromas e sabores intensos. E os gulosos que sofrem por não poder comer açúcar, glúten e lactose ficarão felizes ao ler a reportagem sobre chefs que têm restrições alimentares, mas que não abrem mão do sabor. Aproveite para aprender as receitas de Renata Macena, da Serendipia Bakery, de Filomena Chiarella, do Buttina, e de Morena Leite, do Capim Santo, todos em São Paulo.

A edição ainda traz receitas com maxixe, ingrediente da seção Tá Fresquinho, assinadas pelo chef Onildo Rocha, do paraibano Roccia; a avaliação do Benedictine, novo restaurante do chef Marcilio Araújo, em São Paulo, pelo casal Romeu e Julieta; o balanço do evento Espaço Café Brasil, que teve sua primeira edição em Belo Horizonte; e a entrevista com a atriz Ângela Leal, que acabou de viver a personagem Dona Xepa, na Rede Record.

Na porção de bebidas da revista, o Caderno de Vinhos apresenta matérias sobre o leilão de vinhos do Douro Boys, em Portugal, e sobre as novidades de produtores e importadoras, que já estão de olho nas vendas do fim de ano. Já o tema da degustação é ideal para quem gosta de um bom vinho, mas não quer gastar muito: 19 rótulos com preço máximo de R$ 65, provados às cegas. Outra degustação sem conhecer as marcas foi a de oito rótulos de cerveja do estilo American Pale Ale, de bom amargor e toques cítricos, publicadas na Menu de outubro.

Para os internautas do blog, separamos as colunas Doce Mundo, de Patricia Schmidt, e Paris, de Daniela Fernandes, a reportagem sobre molhos de pimenta artesanais e sobre os vinhos de destaque de produtores e importadoras. Clique aqui e boa degustação!