Destaques-da-edicao

A Menu de aniversário já está nas bancas!

Da redação da Menu

A revista Menu comemora em novembro seus 15 anos de vida e, para essa festa, não poderia faltar uma boa pitada de brasilidade. Perguntamos a 75 chefs de todo o País qual é o prato que melhor representa a gastronomia nacional. O resultado dessa pesquisa ilustra a capa da edição comemorativa. Os 15 pratos mais citados formam uma deliciosa matéria, mostrando a riqueza de sabores espalhados pelos quatro cantos do Brasil. A reportagem ainda conta com a opinião de dez chefs estrangeiros, como Ferran Adrià e Juan Mari Arzak, sobre o sabor que mais lembra o Brasil.

Os 15 pratos selecionados ganharam o olhar atento do chef Jefferson Rueda, do restaurante Attimo, em São Paulo. Rueda deu toques contemporâneos em algumas das receitas e em outras manteve a apresentação tradicional. Na capa, está o saboroso cuscuz de galinha, servido em palmito assado.

A edição de novembro também traz três degustações às cegas para celebrar a data: a de 15 espumantes nacionais de qualidade; a de 15 cervejas do estilo Imperial, como a Imperial Stout e Imperial India Pale Ale; e a de 10 bolos caseiros na seção Test Drive, guloseima que virou febre na capital paulista.

Ainda falando em vinhos, não perca a reportagem sobre as 15 tendências que prometem mudar o mundo da bebida, segundo a opinião de oito especialistas; e a matéria sobre a Estrelas do Brasil, vinícola de Bento Gonçalves (RS) que aposta na longa maturação e na produção limitada para fazer espumantes.

Dois grandes chefs estrangeiros estão em destaque na edição de aniversário. O francês Yannick Alléno, que deixou a cozinha tri-estrelada do hotel Le Meurice, falou com exclusividade à Menu sobre a revolução agrícola que está promovendo em Paris. E o chef espanhol Joan Roca, do restaurante El Celler de Can Roca, eleito o melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant, passou pelo Brasil e aproveitou para conversar com a Menu sobre sua relação com a comida. Nosso leitor pode aproveitar e se arriscar no preparo de 3 receitas assinadas pelo talentoso chef.

O casal de críticos Romeu e Julieta fez sua homenagem ao aniversário da revista e resolveu revisitar o primeiro restaurante avaliado pela dupla que ainda está em funcionamento: o Rosmarino, em Pinheiros. E como toda festa merece um bolo, a nossa colunista Patricia Schmidt, da confeitaria Escribà, ensina o preparo de um naked cake   de genoise com geleia de framboesas e creme acetinado.

A Menu de novembro também traz receitas com acerola, assinadas por André Ahn, do restaurante santista Guaiaó, e Lia Quinderé, da Sucré Pâtisserie, de Fortaleza (CE), na seção Tá fresquinho; a seleção de 16 peças em cristal na seção Na sacola; a vida rural e orgânica na China, relatada pela repórter Giselle Paulino; os benefícios do café à saúde, na seção Na xícara; a visita ao Riviera Bar, de Alex Atala e Facundo Guerra; as novidades em livros na seção Estante; as preferências alimentares da estilista Adriana Barra, na seção Eu Gosto; e as colunas Colarinho, onde Roberto Fonseca montou um manual de sobrevivência para festivais de cerveja, e Na taça, de Manuel Luz, sobre a história da produção de espumantes no Brasil.

Os internautas do blog conferem aqui a coluna Doce Mundo, de Patricia Schmidt, a entrevista com Yannick Alléno, a reportagem sobre o tutu à mineira, da seção Copa na Cozinha, e a reportagem sobre o Estrelas do Brasil. Boa leitura e comemore com a Menu!