Bebida

Os planos da Expovinis para 2014

Degustação de vinhos na Expovinis, que acontece em abril do próximo ano

Por Suzana Barelli

A Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina, mudou de dono neste ano. E a expectativa é grande para saber como será a edição de 2014 do evento, o primeiro na administração da Sial Brasil Feiras Profissionais, joint venture entre a BTS Informa e o grupo francês Comexposium, que comprou o evento da Exponor. Nesta quarta-feira, Clélia Iwaki, diretora da feira, divulgou as primeiras informações sobre o evento. São elas:

– a data: a Exponivis acontecerá de 22 a 24 de abril de 2014, a partir das 13 horas, no pavilhão azul do Expo Center Norte.

– o foco: a feira deve se voltar, mais fortemente, ao trade do vinho. As rodadas de negócios serão estimuladas e organizadas de maneira mais metódica. E os organizadores trabalham para ampliar a presença dos compradores de vinho da América Latina. “É uma demanda dos expositores”, diz Clélia.

– o público: o foco são os profissionais. Para evitar aquelas pessoas que vão ao evento para beber em excesso, o ingresso ficará mais caro e a quantidade de tíquetes será limitada. Os valores ainda não estão definidos.

– o top ten: o concurso que elege os melhores vinhos da feira, a partir de rótulos inscritos pelos expositores, volta às suas categorias iniciais. Em 2013, as categorias mudaram para destacar os vinhos nacionais, num modelo que não foi bem compreendido. As categorias de 2014 são: espumantes nacionais, espumantes importados, branco nacional, branco importado, rosado, tinto nacional, tinto importado península ibérica, tinto importado França, Itália e outros e fortificados e doces.

– pavilhões de países. Já está confirmada a participação dos seguintes países em blocos: França, Itália, Espanha, Portugal, África do Sul e provavelmente Brasil, via Ibravin.