Cultura

A feirinha de gastronomia de Anthony Bourdain

Bourdain aposta nas feiras com comida de rua

Da redação da Menu

Que tal ter uma praça de alimentação com comidas de chefs estrelados em um só lugar? Essa ideia, que aqui no Brasil aparece na forma das feiras gastronômicas, deve ganhar um espaço turbinado em Nova York, pelas mãos do chef-celebridade Anthony Bourdain, que atualmente apresenta o programa Parts Unknown, exibido pelo canal de notícias CNN. O espaço – que pode ser aberto dentro do novo World Trade Center – também vai reunir especialistas de comida de rua de outras partes do mundo, como México e Singapura.

E essa é uma ideia que está maturando há algum tempo na cabeça do chef. Em entrevista à Menu em novembro de 2011, Bourdain elogiou os hawker centers, que são praças de alimentação cobertas e fora de shopping centers, com várias barraquinhas de comida de rua, muito comuns na Ásia. “Por que não podemos ter (nos EUA) praças de alimentação como as de Singapura ou de Hong Kong. Por que não apoiamos mais esse tipo de coisa?”, questionou.

E o chef tem conhecimento de sobra para escolher bons representantes para a sua “feirinha”, já que passa mais de 240 dias por ano viajando para comer – aliás, ele passou rapidamente pela Bahia na última semana. O lugar, que pode ser chamado de Anthony Bourdain’s World Market, ainda não tem data de previsão. Mas, de acordo com o jornal norte-americano New York Post, já há interessados até em abrir esse mercado em outras cidades dos EUA.