Destaques-da-edicao

A Menu de verão já está nas bancas!

Da redação da Menu

Fazer um casamento para 800 convidados ou pilotar as refeições de um navio com capacidade para 2.800 pessoas. Pode parecer uma loucura, mas essas situações fazem parte da rotina das grandes cozinhas, capitaneadas por poucos e bons chefs. Com acesso exclusivo aos bastidores, a Menu foi conferir de perto o funcionamento regrado desses dois exemplos, no hotel paulistano Unique e no navio Equinox, da Celebrity Cruises. A revista ainda traz o preparo de seis receitas de casamento assinadas pelo chef Emmanuel Bassoleil, no Unique. A cazuela de frutos do mar com molho de açafrão, por exemplo, ilustra a nossa capa.

Ainda no clima de verão, a Menu preparou reportagens especiais para a temporada. São Paulo e Rio de Janeiro têm vivenciado um boom de novas sorveterias e a Menu foi conferir quais são os sabores que prometem virar hit da estação. Aproveite também para apreender as receitas de sucesso da sorveteria Frida & Mina, em São Paulo.

A uva moscatel mostra todo o seu frescor em duas versões: nos espumantes Asti e no Moscato d’Asti, ideais para enfrentar as altas temperaturas. Confira como foi o desempenho de 13 rótulos degustados às cegas.  Já a degustação de cervejas foi dedicada aos dias de folia – 10 marcas da bebida sem álcool, para quem quer se divertir e dirigir sem problemas.

A edição continua contemplando o verão com as releituras de drinques brasileiros, como caju amigo, caipirinha e bombeirinho em versões inusitadas por Rafael Mariachi, do Anexo São Bento, em São Paulo; com o frescor e suculência da uva verde, reveladas em receitas do chef Marcelo Schambeck, do restaurante Del Barbiere, em Porto Alegre; com o test-drive de dez marcas de gelatinas de morango, que contou com a participação do chef Cássio Prados , da Cacau Gourmet Brasil, e de Tamyris Roxo, autora do blog boccanervosa.com; e não deixe de aprender a preparar o acarajé, quitute ícone de Salvador, na seção Copa na Cozinha, capitaneada pelo chef Carlos Ribeiro, do restaurante paulistano Na Cozinha.

Se você vai aproveitar os meses de janeiro e fevereiro para viajar, a dica é conhecer a cozinha de Oaxaca, região do México rica em sabores exóticos e particulares, que chamam a atenção dos olhares dos foodies. Mas se quiser encarar os estudos nesse período de calmaria, não deixe de conferir os cursos de cafés que estão pipocando pelo País, tanto para iniciantes, quanto para iniciados, na seção Na Xícara.

A Menu ainda traz as novidades da gastronomia em Aperitivos e Quentinhas, as dicas para começar 2014 mais saudável em Orgânicos, as últimas notícias do mundo do vinho em Saca-Rolhas, a reportagem sobre a longevidade do vinho chileno, a volta da sommelier de cervejas Cilene Saorin para a coluna Colarinho (Roberto Fonseca ainda continua, em meses alternados) e a entrevista com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que mostra seu lado “foodie” em entrevista.

Para os leitores do blog, leia em primeira mão as colunas Paris, de Daniela Fernandes, e Doce Mundo, de Patricia Schmidt, e as matérias sobre Oaxaca e sobre os herdeiros de vinícolas no vale de Apalta, no Chile. Clique aqui e boa leitura!