Bebida

Mercado de vinho brasileiro cresce 9% em 2013

Desde o final de 2012, produtores, importadores e supermercadistas trabalham para elevar a venda da bebida

Por Suzana Barelli

As vendas de vinhos e espumantes brasileiros cresceram 9,82% no ano passado, em comparação com 2012. O anúncio dos resultados do setor foi feito nesta semana em Bento Gonçalves, a cidade gaúcha que é a capital dos vinhos brasileiros. Nos dados, destaque para a alta da venda de vinhos finos, dos vinhos de mesa engarrafados e dos espumantes. O suco de uva também apresentou um crescimento muito significativo, da ordem de 40%.

O bom resultado – que contrasta com a queda da importação desta bebida para o nosso país no mesmo período – é o sinal mais visível de que o acordo que colocou fim ao projeto de salvaguarda para os vinhos brasileiros está dando certo. Desde o final de 2012, produtores de vinho, importadores e supermercadistas trabalham para elevar a venda da bebida brasileira. A meta é que em 2016 o consumo per capta do brasileiro com vinho chegue a 2,5 litros. Hoje, está na casa dos 2 litros por habitante.