Acontece

Alimentação é tema de mostra no SESC Pinheiros

Por Cintia Oliveira

Marina Abramovic, no vídeo The Onion (A Cebola - 1996)

Questões alimentares como a cadeia produtiva, as mudanças climáticas causadas pela pecuária e a agricultura extensiva, a contaminação dos produtos agrícolas, além da questão da fome e da abundância, servem como pano de fundo da exposição FOOD – Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição, em cartaz no SESC Pinheiros, em São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da ONG Art for The World, vinculada ao Departamento de Informação Pública da ONU (Organização das Nações Unidas).

Sob a curadoria de Adelina von Fürstenberg, diretora da ONG, a mostra reúne trabalhos de 16 artistas, de diversos países, que abordam os dilemas alimentares a partir de pinturas, fotos, esculturas, vídeos e instalações. Entre as obras, destaque para o impactante vídeo The Onion (A Cebola, 1996), no qual a artista sérvia radicada em Nova York, Marina Abramovic, devora uma cebola in natura, além da instalação Stranieri (2011), na qual o artista romeno Mircea Cantor “esfaqueou” diversas baguetes de pães e dos cortes brotam sal – símbolo da falta de hospitalidade com a qual os estrangeiros são tratados ao chegar num novo país.   

Depois da temporada no SESC Pinheiros, a mostra que passou pela Suíça segue para o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), em Marselha, na França, onde ficará em cartaz a partir de outubro e vai até janeiro do ano que vem.

FOOD – Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição

de 20 de fevereiro a 4 de maio

de terças às sextas, das 10h30 às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30

entrada gratuita

SESC Pinheiros

rua Paes Leme, 195 – Pinheiros (veja no mapa)

(11) 3095-9400