Bebida

Finalistas do World Class

O espanhol David Rios, atual campeão do World Class (crédito: divulgação)

Por Beatriz Marques

A empresa de bebidas Diageo promove mais uma edição do World Class, concurso que elege os melhores bartenders do mundo. Na última segunda-feira, foram escolhidos os dez finalistas da edição brasileira do concurso e no dia 19 de maio será definido o representante do País para disputar a final, que acontece entre 26 de julho a 2 de agosto, no Reino Unido.

Os nomes dos finalistas são:

– Adriana Pino, do Candela (São Paulo, SP)

– André Paixão, do Fasano Al Maré (Rio de Janeiro, RJ)

– Braynner Scherz, do restaurante Loft (Recife, PE)

– Ed Carneiro, barman consultor (Campinas, SP)

– J. Kennedy, do Epice (São Paulo, SP)

– Jairo Gama, do Jet Leg Pub (São Paulo, SP)

– Jessica Sanchez, do Mezza bar (Rio de Janeiro, RJ)

– Laércio Silva, do La Maison Est Tombeé (São Paulo, SP)

– Matheus Cunha, do The Sailor Pub (São Paulo, SP)

– Patrick Jardim, do bar. (São Paulo, SP)

O último vencedor do campeonato, o bartender espanhol David Rios, do Jigger Cocktail, em Bilbao, esteve no Brasil participando do corpo de jurados dos finalistas. “Vi que oito competidores estão em um nível muito bom”, avalia. Um ponto importante que Rios destaca como necessário para melhorar a qualidade dos profissionais brasileiros é saber se comunicar com o cliente. “Precisa saber transmitir o drinque e ter personalidade. A competição é difícil, mas tem de lidar com o nervosismo e aprender a jogar com a pressão”, diz.

Rios, que ainda passou pelo Rio de Janeiro antes de retornar à Espanha, falou sobre o cenário da coquetelaria no seu país. “Nós ainda estamos começando a evoluir, é algo de dois anos para cá. Primeiro usamos as técnicas de vanguarda aplicadas na gastronomia, mas percebemos que é complicado para se usar no dia a dia de um bar. Agora trabalhamos mais com coquetéis clássicos, porém com o toque pessoal de cada profissional”, conta ele, que apresentou três criações suas no bar., em São Paulo, e serão oferecidas durante as próximas duas semanas para os clientes (R$ 31 cada drinque).

São eles o Jigger Gin Tonic, um de seus drinques mais famosos, que leva gim, limão-siciliano, grapefruit, limão taiti, canela e tônica, o Remember The Years, com gim, suco de limão e abacaxi, xarope de açúcar, marmelada de mandarina e menta, e o EasTen, com gim, licor de gengibre, saquê, bitter de laranja e twist de limão-siciliano.

bar.

rua Joaquim Antunes, 248 – Pinheiros (veja no mapa)

(11) 3061-3810 – São Paulo – SP